Imprensa
06/01/2014Endividamento paulistano sobe em dezembro
Cartão de crédito segue como principal tipo de dívida em São Paulo
O endividamento entre as famílias paulistanas subiu 1,7 p.p em dezembro, na base mensal, atingindo 53,8% do total, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No comparativo anual, o endividamento cresceu 7,5 p.p. Em números absolutos, 1,928 milhão de famílias estavam endividadas em dezembro, superior ao 1,866 milhão de novembro e ao 1,659 milhão de um ano antes.
De acordo com a entidade, essa elevação demonstra que, apesar da baixa inflacionária, o consumidor tem dificuldades para equilibrar o orçamento familiar, buscando novas formas de financiamento para manter o padrão de consumo.
As pessoas que ganham até 10 salários mínimos ficaram 0,1 p.p mais endividadas em dezembro, na base mensal, atingindo 57,6% do total. Já o grupo das pessoas com renda acima de 10 salários mínimos ficou 6,9 p.p mais endividados, atingindo 42,7% em dezembro.
O nível de famílias endividadas com contas em atraso subiu 2 p.p para 16,8%, na base mensal, e 1 p.p no comparativo anual. O cartão de crédito seguiu como principal tipo de dívida, utilizado por 73,9% das famílias, seguido por 17% com carnês, 16,4% com financiamento de carro, 10,7% com crédito pessoal, 8,9% com financiamento de casa e 6,4% em cheque especial.
Os dados da PEIC são coletados com cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/endividamento-paulistano-sobe-em-dezembro