Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Inadimplência voltou a subir na cidade de São Paulo
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a PEIC, elaborada mensalmente pela FecomercioSP, a taxa de famílias com alguma dívida atrasada foi de 19,5% nessa nova coleta, pouco acima dos 18,9% do mês anterior, mas, por outro lado, bem abaixo dos 24,1% vistos um ano antes. São 795 mil famílias inadimplentes na capital, 182 mil a menos do que em outubro de 2023. Em outubro, houve um leve aumento também no percentual de famílias que já dizem que não conseguirão pagar a dívida em atraso, de 8,2% para 8,6%. Há um ano, eram 11,2% das famílias. Atualmente, são quase 350 mil famílias nessa situação mais delicada. Ao contrário do ocorrido com a inadimplência, no caso do endividamento, houve um ligeiro aumento na taxa das famílias com renda abaixo de 10 salários-mínimos, de 71,7% para 71,9%, enquanto houve recuo de 57,8% para 55,9% no grupo de renda mais elevada.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Inadimplência em São Paulo recua para menor nível em quase 3 anos
Pesquisa revela queda nas contas em atraso e no número de famílias endividadas