Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Em 2024, as famílias de São Paulo apresentaram um melhor equilíbrio financeiro
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela FecomercioSP, mostra que 2024 foi marcado por um melhor equilíbrio nas contas das famílias da cidade de São Paulo. Embora tenha havido um aumento na taxa de famílias com contas em atraso no primeiro trimestre, de 21,8% em janeiro para 22,7% em março, a taxa estabilizou no último trimestre, permanecendo igual de outubro a dezembro, em 19,5%. Esse valor ficou abaixo do nível registrado no início do ano e inferior ao percentual de dezembro de 2023, de 22,7%. Essa melhoria foi possível graças à recuperação expressiva do mercado de trabalho. Segundo levantamento do IBGE, a taxa de desemprego na capital começou o ano em 7,6%, acima dos 6,9% registrados no quarto trimestre de 2023, mas seguiu uma trajetória de redução, atingindo 6,8% no segundo trimestre e 5,8% no terceiro trimestre. Este último foi o menor nível já registrado na série histórica para o período.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Famílias paulistanas encerraram 2024 menos endividadas
Pesquisa da FecomercioSP aponta que lares da capital paulista equilibraram melhor as contas