Índice de Expansão do Comércio
Indicador voltou a cair após quatro altas consecutivas
O Índice de Expansão do Comércio do Município de São Paulo – IEC, composto pelo Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários - (ECF) e pelo Índice de Nível de Investimento das Empresas - (NIE) interrompeu a série de quatro altas consecutivas e caiu 1,5% ao passar 115,9 pontos em novembro para 114,2 em dezembro. No comparativo anual, o indicador subiu 7,3%. Entretanto, observa-se que a melhora na propensão a investir dos últimos meses está concentrada na contratação de funcionários para atender a maior demanda de final de ano, ou seja, não é sustentável e a tendência é o que o IEC recue nos primeiros meses de 2025. Isso porque o quesito que mede a propensão a investir em máquinas, equipamentos, reforma e abertura de lojas voltou a ficar abaixo dos 100 pontos, refletindo um equilíbrio entre os empresários com visões otimistas e pessimistas sobre esse tipo de investimento.
.
Sobre
O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce
Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio