Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Expansão do Comércio

Indicador registra ano extremamente desafiador para o varejo

O Índice de Expansão do Comércio do Município de São Paulo – IEC, composto pelo Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários - (ECF) e pelo Índice de Nível de Investimento das Empresas - (NIE) caiu pelo quinto mês consecutivo ao passar de 101,3 pontos em março para 100,3 em abril, queda de 1,0%, e se aproxima da zona de pessimismo (abaixo dos 100 pontos). No comparativo anual, o indicador caiu 3,4%. Passado o melhor período de vendas para o varejo, essa queda do IEC já era esperada, mas a magnitude tem preocupado com o indicador se aproximando do patamar de 100 pontos, que separa a percepção de pessimismo e otimismo. De uma maneira geral, diante dos dados apresentados, fica evidente que o empresário paulistano atravessa um momento de cautela crescente diante das incertezas presentes na economia: as expectativas de contratação, embora ainda em território de otimismo, vem perdendo força, enquanto o nível de investimento das empresas já entrou em zona de pessimismo.

 

 





Sobre

O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)