Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Expansão do Comércio

Indicador voltou a cair após quatro altas consecutivas

O Índice de Expansão do Comércio do Município de São Paulo – IEC, composto pelo Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários - (ECF) e pelo Índice de Nível de Investimento das Empresas - (NIE) interrompeu a série de quatro altas consecutivas e caiu 1,5% ao passar 115,9 pontos em novembro para 114,2 em dezembro. No comparativo anual, o indicador subiu 7,3%. Entretanto, observa-se que a melhora na propensão a investir dos últimos meses está concentrada na contratação de funcionários para atender a maior demanda de final de ano, ou seja, não é sustentável e a tendência é o que o IEC recue nos primeiros meses de 2025. Isso porque o quesito que mede a propensão a investir em máquinas, equipamentos, reforma e abertura de lojas voltou a ficar abaixo dos 100 pontos, refletindo um equilíbrio entre os empresários com visões otimistas e pessimistas sobre esse tipo de investimento.

 

 




 


 

Sobre

O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)