Índice de Expansão do Comércio
Indicador segue mostrando desaceleração no que tange a realização de investimentos
O Índice de Expansão do Comércio no Município de São Paulo – IEC, composto pelo Índice de Expectativa para Contratações de Funcionários (ECF) e pelo Índice de Nível de Investimentos das Empresas (NIE) caiu (-5,7%) ao passar de 109,5 em janeiro para 103,2 pontos fevereiro. Em relação a janeiro do ano passado, o indicador registrou alta de 4%. O IEC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). O quesito que mede as expectativas para contratações (ECF) registrou queda de (-7,5%) ao passar de 120,8 em janeiro para 111,7 pontos em fevereiro. Já o índice que apura a propensão dos empresários em realizar novos investimentos caiu (-3,5%), passando de 98,3 em janeiro para 94,8 pontos em fevereiro. Na comparação interanual, o primeiro regrediu (-1,4%) e o segundo avançou 0,5%, respectivamente.
Sobre
O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce
Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio