Índice de Expansão do Comércio
Indicador aponta ambiente otimista para novos investimentos
O Índice de Expansão do Comércio do Município de São Paulo – IEC, composto pelo Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários - (ECF) e pelo Índice de Nível de Investimento das Empresas - (NIE) subiu pelo quarto mês seguido ao passar de 113,5 pontos em outubro para 115,9 em novembro, alta de 2,1% e o maior patamar desde dezembro de 2022. O IEC de novembro mostra os empresários mais confiantes em expandir o nível de investimentos em seus negócios. O resultado já era esperado, considerando a sazonalidade positiva do último trimestre do ano, melhor período de vendas para o setor, além de outros fatores como ganhos reais de renda do consumidor, mercado de trabalho aquecido e inadimplência menor em relação ao ano passado. Entretanto, observa-se que a propensão a investir está muito concentrada nas contratações para atender à demanda de fim de ano.
.
Sobre
O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce
Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio