Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Intenção de Consumo das Famílias

Comportamento das famílias reflete uma adaptação às incertezas econômicas

Em fevereiro de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, medida pela FecomercioSP, registrou uma queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 109,8 pontos. No comparativo mensal, o indicador apresentou uma redução de 0,8%. Embora o índice permaneça acima da linha de pessimismo (100 pontos), essa retração anual indica uma deterioração no sentimento das famílias em relação ao consumo a longo prazo. A queda interanual pode ser atribuída à política monetária restritiva adotada pelo Banco Central do Brasil, que elevou a taxa Selic para 13,25% em janeiro de 2025. Essa postura visa combater a inflação, que atingiu 4,56% em janeiro e tem previsão de alcançar 5,2% em 2025.  Com exceção de “Perspectiva Profissional” e de “Renda Atual”, todos os demais componentes do indicador registraram resultados negativos no comparativo interanual.







 



 

 



 

 

 

Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)