Intenção de Consumo das Famílias
Cenário aponta queda de consumo das famílias paulistanas
Após seis altas de consecutivas e de alcançar a maior pontuação em 10 anos no mês de fevereiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu pelo segundo mês consecutivo ao passar de 112,4 pontos em março para 110,2 pontos em abril, queda de 2,0%. Por outro lado, no comparativo anual, o ICF apresentou alta de 8,2%. Em abril, entre os sete componentes do ICF, apenas o item emprego atual registrou leve alta de 0,5% em relação a março marcando 134,2 pontos. É o segundo item mais bem avaliado do ICF refletindo o aquecimento do mercado de trabalho nos últimos anos, mas que mostra um certo grau de estagnação considerando que flutuou em torno dos 134 pontos desde janeiro e está apenas 3,4% acima do apurado em abril de 2023.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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