Intenção de Consumo das Famílias
Comportamento das famílias reflete uma adaptação às incertezas econômicas
Em fevereiro de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, medida pela FecomercioSP, registrou uma queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 109,8 pontos. No comparativo mensal, o indicador apresentou uma redução de 0,8%. Embora o índice permaneça acima da linha de pessimismo (100 pontos), essa retração anual indica uma deterioração no sentimento das famílias em relação ao consumo a longo prazo. A queda interanual pode ser atribuída à política monetária restritiva adotada pelo Banco Central do Brasil, que elevou a taxa Selic para 13,25% em janeiro de 2025. Essa postura visa combater a inflação, que atingiu 4,56% em janeiro e tem previsão de alcançar 5,2% em 2025. Com exceção de “Perspectiva Profissional” e de “Renda Atual”, todos os demais componentes do indicador registraram resultados negativos no comparativo interanual.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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