Intenção de Consumo das Famílias
Inflação elevada e os juros altos impactam diretamente a intenção de consumo das famílias
Em abril de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no município de São Paulo registrou uma queda de 2,3% em relação a março, totalizando 110,2 pontos. Este foi o terceiro mês seguido de retração, embora ainda permaneça acima da linha de satisfação (100 pontos). Na comparação anual, o recuo foi de 5,2%, marcando a nona retração seguida nesse tipo de comparação. O indicador mede a disposição das famílias brasileiras para consumir, considerando fatores como emprego, renda, acesso ao crédito e momento para a aquisição de bens duráveis. Apesar dos sinais de resiliência em algumas variáveis (emprego e expectativa futura), a confiança do consumidor segue pressionada por uma combinação de inflação elevada, juros altos e incertezas fiscais. O momento exige adaptação, prudência e gestão estratégica — tanto de consumidores quanto de empresários — para atravessar o cenário de desaceleração econômica.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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