Intenção de Consumo das Famílias
Comportamento das famílias reflete uma adaptação às incertezas econômicas
Em janeiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que reflete a percepção e a intenção de consumo das famílias da cidade de São Paulo da FecomercioSP, apresentou queda de 1,7% no comparativo interanual, atingindo 111,8 pontos. No comparativo mensal, o indicador registrou alta de 3,1%. Embora o índice permaneça acima da linha de pessimismo (100 pontos), a retração anual evidencia uma deterioração no sentimento das famílias em relação ao consumo no longo prazo. A queda interanual é atribuída ao impacto da política monetária restritiva, marcada por juros elevados (Selic). O Banco Central manteve uma postura firme para combater a inflação, restringindo o crédito e desestimulando o consumo, e ainda sinalizando para uma continuidade de alta.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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