Intenção de Consumo das Famílias
Varejo deve adaptar suas estratégias para atender ao comportamento das famílias
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela FECOMERCIOSP, apresentou queda de 6,9% no comparativo anual, alcançando 105,5 pontos. Embora ainda esteja acima da linha de pessimismo (100 pontos), a retração anual reflete uma piora no sentimento das famílias em relação ao consumo, impactado por incertezas econômicas e restrições de acesso ao crédito. No comparativo mensal, o índice mostrou nível de estabilidade, com alta de 0,7%, indicando que, apesar do ambiente desafiador, as famílias estão mantendo seus interesses de consumo, influenciados por fatores sazonais como a proximidade das festas de fim de ano e o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Por fim, o varejo pode capitalizar no aumento sazonal do consumo e na resiliência das famílias de maior renda. A adoção de estratégias flexíveis, combinadas com atenção às mudanças no comportamento do consumidor, será fundamental para sustentar o crescimento e a fidelidade no médio e longo prazo.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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