Faturamento do Turismo Nacional
Turismo nacional segue nível recorde de faturamento
De acordo com o levantamento mensal da FecomercioSP, baseado em informações obtidas pelo IBGE, o faturamento do turismo brasileiro atingiu R$ 18 bilhões em novembro do ano passado, um crescimento de 5,3% em relação igual período do ano anterior e recorde histórico para o mês. No acumulado do ano, a alta é de 4,1% e o setor soma um faturamento de R$ 185 bilhões, também o mais alto da série iniciada em 2011. Praticamente todos os setores apontaram elevação no faturamento em novembro, exceto atividades culturais, recreativas e esportivas, que registram retração anual de 2,8%. O transporte aéreo de passageiros com o maior faturamento no mês, de R$ 4,6 bilhões, apontou crescimento anual de 3,3%. Neste caso, há algo diferente e curioso. A tendência é que o setor continue forte nos meses seguintes, pois as viagens de dezembro e janeiro foram programadas com antecedência e com as condições ainda favoráveis.
Sobre
O levantamento mensal do Faturamento do Turismo Nacional, elaborado pela FecomercioSP, tem o objetivo de trazer as informações mais atualizadas sobre o setor no País e suas principais atividades, como os meios de hospedagem, alimentação, locação de veículos, agências de viagens e os diversos setores ligados ao transporte. Além disso, a série histórica, iniciada em 2011, permite um amplo estudo do comportamento do passado, para elaborar cenários para o futuro.
Como é obtido
O Faturamento do Turismo é obtido a partir de pesquisas do IBGE, da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O índice para corrigir monetariamente os valores é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE. Para as atividades com relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas, para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.
Utilidades
Os dados do Faturamento do Turismo Nacional servem para nortear as decisões dos empresários do setor. É possível entender o desempenho mais recente do segmento e captar tendências de curto e médio prazos. Aliando a outras pesquisas da FecomercioSP, o empresário tem um apanhado importante de informações, que possibilitam predições mais assertivas. Além disso, é possível verificar a participação de cada segmento no turismo em geral, fazer uma relação do seu desempenho em relação à média nacional, entre outras formas de análise
Análise de Índice
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