Faturamento do Turismo Nacional
Turismo nacional atinge recorde histórico de faturamento
Em outubro, os principais setores de turismo no Brasil faturaram R$ 17,4 bilhões, alta anual de 2,8% e é o maior volume para o mês da série histórica, conforme aponta o levantamento mensal da FecomercioSP, baseado em informações obtidas pelo IBGE. No acumulado do ano, o crescimento vai a 4,7% e soma R$ 166,3 bilhões, valor também recorde e um incremento de 6,3 bilhões de reais no período. O resultado no mês foi puxado – novamente – pelo segmento de locação de meios de transporte, com a alta de 9,3% na comparação com igual período do ano passado e faturou R$ 2,4 bilhões. Outra variação positiva foi do setor de alimentação, de 6% de crescimento e faturamento de R$ 2,7 bilhões. Porém, com a inflação da carne neste final de ano deve pressionar os preços desse tipo de serviço – alimentação – sendo também um fator para elevar o faturamento em paralelo a demanda.
Sobre
O levantamento mensal do Faturamento do Turismo Nacional, elaborado pela FecomercioSP, tem o objetivo de trazer as informações mais atualizadas sobre o setor no País e suas principais atividades, como os meios de hospedagem, alimentação, locação de veículos, agências de viagens e os diversos setores ligados ao transporte. Além disso, a série histórica, iniciada em 2011, permite um amplo estudo do comportamento do passado, para elaborar cenários para o futuro.
Como é obtido
O Faturamento do Turismo é obtido a partir de pesquisas do IBGE, da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O índice para corrigir monetariamente os valores é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE. Para as atividades com relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas, para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.
Utilidades
Os dados do Faturamento do Turismo Nacional servem para nortear as decisões dos empresários do setor. É possível entender o desempenho mais recente do segmento e captar tendências de curto e médio prazos. Aliando a outras pesquisas da FecomercioSP, o empresário tem um apanhado importante de informações, que possibilitam predições mais assertivas. Além disso, é possível verificar a participação de cada segmento no turismo em geral, fazer uma relação do seu desempenho em relação à média nacional, entre outras formas de análise
Análise de Índice
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