Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo - Serviços
Setor de serviços gerou um total de quase 350 mil empregos celetistas
O setor de serviços do estado de São Paulo registrou em outubro um incremento de 37.345 novos postos em seu mercado de trabalho celetista, também segundo o Novo Caged. Ao todo, 398.313 admissões contra 360.968 desligamentos, para um estoque formado agora por 7.594.805 vínculos empregatícios ativos. Do resultado de outubro, 64,4% (ou +24.040 vagas) foram advindas dos serviços administrativos e complementares, que foi especialmente puxado para cima pelo segmento da locação de mão de obra temporária (+13.390 vagas). O saldo de outubro, cabe-nos ressaltar, ficou bastante similar aos registros mensais agosto e setembro, ainda que tenha sido pouco inferior (-13,4%) ao de outubro de 2023. No decorrer de 2024 o setor de serviços gerou um total de quase 350 mil novos empregos celetistas no estado de São Paulo. Em 13 das 14 seções de atividades avaliadas houve acréscimo de empregabilidade, em especial nos serviços administrativos e complementares (+110.153 vagas), nos serviços de transporte, armazenagem e correio (+50.415 vagas) e nos serviços de saúde humana e sociais (+50.103 vagas).
Sobre
A Pesquisa de Emprego no setor de serviços, elaborada pela FecomercioSP, abrange todo o Estado de São Paulo. O levantamento foi reformulado a partir de agosto de 2020, passando a considerar a nomenclatura celetista para destacar os empregados, uma vez que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (Caged).
Como é obtido
Os dados de emprego são provenientes do Caged, do Ministério da Economia – por meio das informações declaradas pelas empresas do setor de serviços paulista –, e são estratificados em 14 divisões de atividades. São elas: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação; Saúde humana e serviços sociais; Alojamento e alimentação; Atividades administrativas e serviços complementares; Atividades financeiras, de seguros e de serviços relacionados; Atividades imobiliárias; Atividades profissionais, científicas e técnicas;
Informação e comunicação; Artes, cultura, esportes e recreação; Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais; Outras atividades de serviços; Serviços domésticos; e Transporte, armazenagem e correio.
As informações sobre institutos trazidos, com base na Reforma Trabalhista – como jornadas diferenciadas, demissão por acordo entre as partes, entre outros –, não estão disponíveis no painel de informações do Novo Caged, por isso, não são citados na PESP Serviços.
Toda a série histórica, até 2010, foi revista considerando a nova metodologia.
Utilidades
A PESP Serviços traça um panorama sobre o nível de emprego no setor de serviços no Estado de São Paulo, considerado o mais pulverizado e heterogêneo da economia. Os dados são coletados nos âmbitos estadual e do município de São Paulo. A estratificação por atividades permite gerar análises detalhadas sobre cada uma delas.