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Índice de Confiança do Consumidor

Consumirdores estão menos confiantes em relação ao mesmo período do ano passado

Em abril de 2025, o Índice de Confiança do Consumidor - ICC do município de São Paulo, elaborado mensalmente pela FecomercioSP, registrou queda de 3,6% em relação a março, atingindo 111 pontos. Este é o quarto reco consecutivo do indicador, alcançando o menor patamar desde setembro de 2022 (111,5 pontos). Na comparação anual, a retração foi ainda mais expressiva, de 14,3%, configurando a nona queda consecutiva. A retração do ICC foi observada nos dois subíndices que compõem o indicador. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, recuou 6,9% em relação ao mês anterior, alcançando 103,9 pontos. No comparativo interanual, o indicador caiu 11,2%. Todos os componentes do subíndice registraram retração, tanto no comparativo mensal, como no anual, refletindo a maior sensibilidade dos consumidores à inflação, sobretudo no grupo de alimentos e aos juros elevados, gerando um ambiente de maior incerteza.
















 

 

 

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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