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Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor paulistano fecha em queda 

Após ter atingido a maior pontuação em 5 anos no mês de fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo caiu pelo segundo mês consecutivo ao passar de 132,5 pontos em março para 129,6 pontos em abril, queda de 2,2%. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando marcava 125,1 pontos, o ICC registrou alta de 3,6%. No recorte por gênero, renda e idade, todos os grupos apresentaram queda em relação ao mês anterior com destaque para o ICC dos consumidores acima de 35 anos com um recuo de 3,4%.












 

 

 

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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