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Índice de Confiança do Consumidor

As projeções econômicas para 2025 apontam desafios significativos

Em fevereiro de 2025, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FecomercioSP registrou queda de 12,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior (com todos os componentes registrando resultados negativos), atingindo 120,5 pontos. Essa diminuição reflete uma base de comparação elevada, já que em fevereiro do ano passado o indicador registrou 138,2 pontos. Em relação ao mês anterior, a redução foi de 2,5% (apenas os consumidores com renda até 10 salários-mínimos apresentando alta), indicando maior cautela dos consumidores diante das incertezas econômicas atuais. A escala de pontuação do ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).














 

 

 

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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