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Índice de Confiança do Consumidor

Famílias paulistanas iniciam o ano confiantes

Em fevereiro, o índice de confiança do consumidor (ICC), registrou melhora na confiança dos consumidores paulistanos no último mês, passando de 133,2 para 138,2 pontos entre janeiro e fevereiro – alta de 3,7%. No contraponto anual o índice também apresentou aumento de 7,3%, quando estava em 128,8 pontos. Cabe apontar que a evolução na perspectiva de consumo das famílias paulistanas observada no último mês está apoiada em maior grau sobre as expectativas futuras de consumo, índice que apresentou variação mensal de 4,7%, passando de 140,1 para 146,7 pontos de janeiro para fevereiro.








 

 

 

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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