Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Custo de Vida por Classe Social

Indicador registra  maior pressão derivada do grupo de habitação e alimentação

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo apontou alta de 0,41%, segundo o CVCS (Custo de Vida por Classe Social), elaborado e divulgado mensalmente pela FecomercioSP. Nos nove primeiros meses de 2024, há uma alta acumulada de 3,07% e nos últimos doze meses o acréscimo é de 4,18%. Em 2023 o CVCS acumulava 2,72% entre janeiro e setembro e 4,38% no período compreendido entre outubro de 2022 e setembro de 2023. Dentre os nove grupos que compõem o indicador, dois encerram o nono mês do ano com decréscimo em suas variações médias: Despesas pessoais (-0,83%) e Transportes (-0,05%). O grupo Habitação foi responsável pela maior pressão de alta em setembro, com variação positiva de 1,62%. O grupo Alimentação e Bebidas foi responsável pela segunda maior pressão altista, variando 0,55%. Nos últimos doze meses, o acumulado foi de 4,65% e no ano de 2,43%.        





 







 



 

 

 



 

Sobre

O Custo de Vida por Classe Social é um indicador de preços, segmentado por grupos de despesa e faixa de renda. São nove grupos de despesa e cinco faixas de renda que, em conjunto, geram um indicador geral de custo de vida.

Como é obtido

O CVCS é obtido a partir da reponderação e reclassificação de 247 itens de despesa na cidade de São Paulo, de acordo com a participação destes nos orçamentos familiares das distintas class...

Utilidades

Entender como a evolução recente dos preços pode estar afetando a vida do consumidor paulistano médio (das famílias paulistanas) e também quais distorções ocorrem por conta da variação da capacidade de consumo (portanto no padrão de vida) de famílias de diferentes estratos sociais.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)