Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Custo de Vida por Classe Social

Custo de vida sobe para as classes menos favorecidas

Em outubro, o Índice de Custo de Vida por Classe Social, elaborado mensalmente pela FecomercioSP com base nos dados do IBGE, registrou uma variação de 0,62%, acelerando em relação aos 0,41% do mês anterior. Com essa nova alta, o acumulado em 12 meses chegou a 4,56% na região metropolitana de São Paulo. A principal vilã, de forma individual, foi a energia elétrica, que subiu 6% devido à mudança na bandeira tarifária, de vermelha – patamar 1 para vermelha – patamar 2. Com isso, o grupo habitação teve uma alta de 1,55%, contribuindo com 0,26 ponto percentual de participação absoluta. Essa tendência já era esperada pela FecomercioSP, pois a ANEEL já havia autorizado o aumento do custo para o consumidor. Outro aumento em outubro, com impacto de 0,07 ponto percentual, foi o do grupo saúde, com elevação de 0,56%, influenciado tanto pelo lado do varejo (0,66%) quanto pelos serviços (0,43%). Os destaques foram o aumento de 0,5% nos planos de saúde e de 0,81% nos produtos de higiene pessoal.

      





 







 



 

 

 



 

Sobre

O Custo de Vida por Classe Social é um indicador de preços, segmentado por grupos de despesa e faixa de renda. São nove grupos de despesa e cinco faixas de renda que, em conjunto, geram um indicador geral de custo de vida.

Como é obtido

O CVCS é obtido a partir da reponderação e reclassificação de 247 itens de despesa na cidade de São Paulo, de acordo com a participação destes nos orçamentos familiares das distintas class...

Utilidades

Entender como a evolução recente dos preços pode estar afetando a vida do consumidor paulistano médio (das famílias paulistanas) e também quais distorções ocorrem por conta da variação da capacidade de consumo (portanto no padrão de vida) de famílias de diferentes estratos sociais.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)