Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Estoques

Situação fiscal e suas implicações na economia tendem a aumentar as preocupações dos empresários

O Índice de Estoques registrou leve alta de 0,5% ao passar de 109,7 pontos em dezembro para 110,3 em janeiro, mas a sinalização neste início de ano não é boa considerando que o setor acaba de passar pelo melhor período de vendas para o setor. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador que apura a adequação dos estoques do comércio varejista paulistano registrou queda de 6,3%. É a maior queda na base de comparação anual desde fevereiro 2023. Os resultados apurados pelo IE nas últimas edições surpreenderam, de certa forma, ao mostrarem uma queda relativamente forte da parcela de empresários que consideram seus estoques adequados (em dezembro foi o menor nível desde julho de 2021), justamente na época mais importante para o setor em termos de vendas.

 

 

 





 

 

Sobre

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

Da análise dos números, é possível identificar a percepção dos pesquisados em relação à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (caso os empresários avaliem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)