Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Estoques

Índice de estoques cai, mas por bons motivos 

Após ter atingido o maior nível em quase dois anos quando marcou 120,0 pontos em abril, o Índice de Estoques (IE) voltou a cair em maio, mas por bons motivos. O recuo foi de apenas 0,3% na comparação mensal, passando para 119,6 pontos em maio. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador que apura a adequação dos estoques das empresas varejistas paulistanas avançou 3,2%. Portanto, o Índice de Estoques caiu devido a um aumento no percentual de empresários que declararam estar com estoques abaixo do ideal. Pode-se dizer que caiu por bons motivos, porque esse conjunto de informações indica que as vendas estão caminhando dentro do projetado pelos empresários do comércio nos últimos meses. Isso indica melhoria do poder preditivo e uma certa estabilidade dos fatores que definem os resultados no varejo ao longo dos últimos meses.

 

 





 

 

Sobre

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

Da análise dos números, é possível identificar a percepção dos pesquisados em relação à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (caso os empresários avaliem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)