Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Estoques

Indicador do comércio varejista paulistano registrou queda de 2,4%

O Índice de Estoques caiu pelo segundo mês consecutivo ao passar de 113,7 pontos em novembro para 109,7 pontos em dezembro, queda de 3,6% e o menor patamar desde julho de 2021. Em dezembro, 54,7% dos empresários declararam estar com estoques adequados, queda de 2,1 p.p. em relação ao mês anterior e o menor patamar desde julho de 2021. Os resultados apurados pelo IE nas duas últimas edições surpreendem, de certa forma, ao mostrarem uma queda relativamente forte da parcela de empresários que consideram seus estoques adequados (menor desde julho de 2021), justamente na época mais importante para o setor em termos de vendas, e ao indicarem um sentimento misto entre os empresários já que tanto o percentual de empresas com estoques inadequados acima, quanto abaixo do ideal subiram nesse período.

 

 

 





 

 

Sobre

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

Da análise dos números, é possível identificar a percepção dos pesquisados em relação à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (caso os empresários avaliem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)