Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Estoques ainda estão muito elevados na percepção de grande parte dos empresários paulistanos

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de outubro de 2015 - Em outubro, 37,8% dos empresários da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) consideraram seus estoques acima do adequado, conforme dados do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Com isso, o indicador de adequação de estoques atingiu a marca de 91,9 pontos, o segundo pior resultado já observado na série histórica, iniciada em junho de 2011.

O índice capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos 100 pontos é o limite entre inadequação e adequação.

Com relação ao mês anterior, a alta do indicador foi de apenas 1%, reflexo do aumento de 45,3% para 45,8% da proporção de empresários que avaliaram seus estoques como adequados. Isso, no entanto, ainda não demonstra, na visão dos economistas da Entidade, que o ciclo negativo de estoques tenha chegado ao final. Na comparação anual a retração foi de 16,1%. Assim, é preciso esperar novas rodadas da pesquisa, uma vez que esse tipo de evento já ocorreu em outros momentos recentes, mas em nenhum deles chegou a se confirmar como tendência. 

Também vem sendo observado nos últimos meses leve aumento do percentual de empresários com estoque abaixo do adequado (12,6% em junho, 14,8% em agosto e 16% em outubro). Uma das hipóteses para essa oscilação, ainda de acordo com a assessoria econômica, seria a redução do sortimento de produtos, sobretudo nos setores de supermercados e de vestuário, em razão da cautela dos lojistas mediante as quedas nas vendas do varejo.

Assim, os dados deste mês podem, no máximo, apontar para um eventual equilíbrio entre a projeção de vendas e os pedidos realizados pelos varejistas aos seus fornecedores. A FecomercioSP acredita que o Natal representará uma oportunidade para aceleração do processo de ajustes de estoques, dando mais segurança ao empresário no início das suas atividades em 2016.

Nota metodológica

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com informações de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" - quando há a sensação de excesso de mercadorias - e para "abaixo", em casos de os empresários avaliarem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda a curto prazo.

Fechar (X)