Negócios
25/07/2018Estudo de mercado é peça-chave para exportação
Fatores como economia e cultura estrangeira influenciam os negócios no exterior
Empresário deve seguir cinco critérios básicos para seleção de potenciais mercados no exterior
(Arte: TUTU)
Um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa que busca comercializar produtos e/ou serviços fora do País é a identificação de mercados para exportação. Esse procedimento deve ser feito levando em conta tanto as características do consumidor quanto as do produto e/ou do serviço ofertado, além de particularidades do mercado-alvo.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta na cartilha O que você precisa saber para exportar cinco critérios básicos para seleção de potenciais mercados no exterior. Confira:
Veja também:
Stefanini recorre à internacionalização para se manter no mercado
Plano de internacionalização contribui para a venda de serviços fora do País
Revista “Comércio & Serviços” traz matéria de capa sobre exportação
Fatores geográficos
O mercado-alvo que apresenta características semelhantes ao doméstico possibilita que o produto e/ou serviço seja exportado sem a necessidade de grandes adaptações. Quanto menos a empresa tiver de se reestruturar para adaptar um serviço para exportação, mais sua produção se manterá otimizada, uma vez que é preciso designar recursos financeiros e tempo para torná-lo adequado. Por isso, práticas comerciais e de consumo semelhantes podem facilitar a introdução do serviço em outro país.
Fatores sociopolíticos
Há vantagens ao exportar para países com os quais o Brasil possui acordos comerciais. O Mercosul, por exemplo, estipula a livre circulação de bens e serviços e a adoção de uma tarifa externa comum entre os países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Além disso, o bloco tem acordos de cooperação com outras nações, como Índia, Israel, Egito e México.
Fatores econômicos
O empresário deve avaliar a estabilidade da nação como um todo, inteirando-se sobre índices como crescimento econômico, inflação e poder de compra do consumidor do mercado-alvo, além das reservas internacionais do país.
Fatores culturais
Os hábitos da população exercem influência sobre seu modo de consumo. O empreendedor, portanto, deve levar em conta se há a necessidade de adotar uma prática comercial diferenciada na promoção e apresentação do produto e/ou serviço. Vale destacar que, em determinados mercados, há procedimentos impostos por costumes religiosos: o gado e o frango destinados a países árabes, por exemplo, devem seguir normas de abate previstas no Alcorão.
Fatores tecnológicos
O serviço deve atender aos padrões tecnológicos do mercado-alvo. Se o produto for tecnologicamente inferior ao padrão vigente no país, poderá ter menor aceitação. Nesse sentido, o empresário deve procurar conhecer as novidades e as tendências desse segmento, de modo que possa verificar a necessidade de adaptação.
A Fecomercio Internacional, unidade de negócios da Entidade que auxilia os empreendedores nas práticas de comércio exterior, ressalta que esse estudo pode ser feito, inicialmente, por meio de pesquisas online. É possível encontrar publicações especializadas e relatórios de prospecção de mercados gratuitos no site da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Também é interessante entrar em contato com departamentos de promoção comercial das embaixadas brasileiras no exterior, que podem apresentar cenários do mercado-alvo e fatores econômicos que impulsionam ou delimitam a aceitação do serviço eventualmente ofertado.
Ainda como forma de conhecer o público consumidor, a empresa pode contratar uma consultoria para realizar um mapeamento do mercado-alvo ou, até mesmo, fazer uma visita técnica ao país para conhecimento dos hábitos de consumo da população.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/estudo-de-mercado-e-peca-chave-para-exportacao