Sustentabilidade
26/08/2016Informação impulsiona ações do projeto-piloto de logística reversa de eletroeletrônicos
Planejamento envolve levar divulgação sobre descarte correto para estabelecimentos comerciais da região da Lapa
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O projeto-piloto descarte ON, que promove a logística reversa de eletroeletrônicos, é pioneiro na coleta desses produtos pós-consumo em lojas. A iniciativa ocorre nos estabelecimentos comerciais na região da subprefeitura da Lapa, na Capital, por meio de parceria entre os governos do Japão e do Brasil. O Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) faz parte do Comitê Técnico do projeto.
Além de conscientizar a população quanto à importância da destinação correta para esse tipo de material, o objetivo da iniciativa é utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos na criação do futuro sistema de reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), mapeando a quantidade a ser coletada e os custos envolvidos em tal ação. Outro dado a ser observado é o funcionamento do sistema de coleta com a cooperação das pessoas envolvidas.
As instalações das caixas coletoras nas lojas participantes do projeto começaram no fim do mês de abril e os resultados percebidos já são positivos. “Verificamos aumento no volume dos produtos coletados, provavelmente em resposta à divulgação do projeto, impulsionada tanto pela realização de eventos e pela comunicação via redes sociais e imprensa, quanto pelas alterações dos locais das caixas de coleta nas lojas, para terem maior visibilidade”, comentou o coordenador do projeto, Sérgio Morioka, que integra a equipe local da Japan International Cooperation Agency (JICA), órgão do governo japonês responsável pelo desenvolvimento do descarte ON.
Para a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP Cristiane Cortez, as ações mencionadas por Morioka merecem destaque. “Foi coletada cerca de meia tonelada de eletroeletrônicos. Agora, a intenção é aumentar o acesso das pessoas ao projeto, com informação sobre a disponibilidade dos coletores”.
Morioka concorda e afirma que, para chegar a esse objetivo, paralelamente às ações de divulgação, há o planejamento de promover campanhas em escolas. “Pretendemos participar de eventos em instituições de ensino, para atingir crianças e jovens, que levarão informação aos adultos”.
Para fazer a entrega, basta verificar os endereços das unidades participantes no site. Nesses locais, podem ser descartados eletrodomésticos de pequeno porte (liquidificadores, espremedores, ferros de passar, etc.) e eletrônicos (aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares), medindo até 60 x 50 x 75 cm.
Para os consumidores que comprarem qualquer um dos cinco tipos de eletroeletrônicos de grande porte (geladeira, máquina de lavar ou secar roupa, fogão, ar condicionado e televisão) nas lojas participantes e quiserem descartar o aparelho antigo, o projeto disponibiliza o serviço “Coleta na sua Casa”. No ato da compra de uma geladeira, por exemplo, o cliente ganha um cupom que contém instruções para que seja agendada, em domicílio, a coleta da geladeira antiga, mediante uma contribuição de R$ 10, que cobre parte do custo de transporte. As demais despesas são de responsabilidade da JICA.
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