Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Intenção de Consumo das Famílias atinge 66,7 pontos em abril e retrata receio do paulistano em comprometer a renda

Segundo a FecomercioSP, o item Momento para duráveis registrou 41,1 pontos, o menor valor desde 2010

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 29 de abril de 2016 - Em abril, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda de 5,5% em comparação com o mês anterior e registrou 66,7 pontos, ante os 70,6 observados em março. No comparativo com o mesmo período do ano passado, quando registrou 100,1 pontos, o índice sofreu forte queda de 33,4%. 

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100 satisfação em relação às condições de consumo. 

Dos sete itens que compõem o indicador, todos apresentaram retração no comparativo mensal.Momento para duráveis foi o que apresentou a maior queda no mês (-11,5%) e atingiu 41,1 pontos, o menor valor já registrado para o item desde 2010, quando a pesquisa começou a ser realizada. O segmento nível de consumo atual renovou em abril seu mínimo histórico ao atingir 38,6 pontos, o que significa que 68% dos paulistanos estão comprando menos do que no mesmo período do ano passado. A categoria perspectiva de consumo segue a mesma linha, com queda mensal de 4,2% ao atingir 50,1 pontos. 

De acordo com a FecomercioSP, as causas deste movimento de retração no nível de consumo estão ligadas à inflação - que corrói o poder de compra - e ao aumento do desemprego, que deixa os consumidores mais receosos em comprometer sua renda. 

Outro item que apresentou retração no mês foi renda atual (-6,6%), que chegou a 80,8 pontos. Assim como o acesso de crédito (-1,1%), que também ficou abaixo dos 100 pontos e atingiu 67,7 em abril. 

tabela_icf_abril_2016

Já os itens emprego atual e perspectiva profissional revelam a insatisfação do paulistano com a situação do mercado de trabalho, uma vez que ambos ficaram abaixo dos 100 pontos (91,9 e 96,7 pontos, respectivamente). 

Para a assessoria econômica da Federação, os dados demostram insegurança em relação à atual situação do emprego e um pessimismo em relação à evolução profissional para os próximos meses. Com o resultado de abril, o ICF tem no ano duas elevações nos dois primeiros meses e duas quedas nos dois meses seguintes. Ainda de acordo com a Entidade, essa oscilação será a tendência para os próximos resultados devido à instabilidade do cenário econômico e, principalmente, político. Os consumidores tendem, com isso, a manter uma gestão conservadora do orçamento doméstico, cortando gastos e evitando o endividamento. 

Metodologia

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: emprego atual; perspectiva profissional; renda atual; acesso ao crédito; nível de consumo atual; perspectiva de consumo e momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, transformando-se, com base no ponto de vista dos consumidores e não no uso de modelos econométricos, em uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras.

Fechar (X)