Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Intenção de consumo das famílias paulistanas registra 71,3 pontos, a melhor pontuação desde julho de 2015

Apesar da elevação de 4,1% em relação a janeiro, índice apresentou queda de 34,1% em relação a fevereiro do ano passado

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 26 de fevereiro de 2016 - Em fevereiro, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) apresentou alta de 4,1% em comparação com o mês passado e registrou 71,3 pontos contra os 68,5 pontos de janeiro. Esse é o maior valor do indicador desde julho de 2015, quando contabilizou 75,6 pontos. Na comparação com fevereiro do ano passado, porém, o índice sofreu forte queda de 34,1%, o que evidencia a insatisfação dos paulistanos em relação ao consumo.

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100 pontos representa satisfação em relação às condições de consumo.

Seis dos sete itens que compõem o indicador registraram valores abaixo de 100 pontos em fevereiro, sendo que o índice de Perspectiva profissional (104,5 pontos) foi o único a superar o patamar de insatisfação das famílias - aumento de 6,3% em relação a janeiro. Outro item relacionado ao trabalho, Emprego atual, também registrou aumento em fevereiro (3,8%), mas seguiu no nível de insatisfação, com 96,6 pontos.

icf-fev2016

Os dados mostraram ainda que o Acesso ao crédito foi o único item que registrou queda em fevereiro (-3,5%) em relação ao mês anterior, ao passar de 71,2 pontos para 68,8 pontos. O Nível de consumo atual apresentou alta de 2,2% em fevereiro sobre janeiro, porém, no comparativo com fevereiro de 2015, foi o índice que apresentou a maior queda (-48,7%).

Segundo a FecomercioSP, a elevação do salário mínimo neste início de ano pode ter ajudado a avaliação dos paulistanos a respeito da sua renda, mas não o suficiente para alterar o quadro no qual a maioria ainda considera que a renda familiar está pior agora do que no ano passado. O item Renda atual cresceu 4,9% em fevereiro na comparação com janeiro e atingiu 86,9 pontos. Além da insatisfação com a renda, o resultado do ICF de fevereiro, de acordo com a Entidade, ainda mostra que as famílias não estão confiantes com consumo e emprego - por permanecerem abaixo dos 100 pontos - e a tendência é de deterioração ao longo de 2016, o que deve manter esse patamar de insatisfação.

A pesquisa mostra ainda que o nível de insatisfação com as condições econômicas das famílias é similar entre as classes analisadas. Os lares com renda de até dez salários mínimos continuam com a pontuação mais elevada: 71,6 pontos contra 70,6 pontos do grupo que ganha acima de dez salários mínimos. Houve crescimento em ambos os segmentos na comparação com janeiro (de 3,1% e 7,2%, respectivamente).

Metodologia

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, transformando-se, com base no ponto de vista dos consumidores e não no uso de modelos econométricos, em uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.

Fechar (X)