Imprensa
10/09/2014Intenção de consumo paulistana despenca 13,5% nos últimos oito meses
Em agosto, a retração foi puxada pela queda de cinco dos sete itens avaliados pelo indicador
Após a sexta queda consecutiva, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) bateu mais um recorde negativo em agosto, atingindo 107,9 pontos, menor valor de toda a série histórica, iniciada em agosto de 2009. A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra ainda que entre janeiro e agosto deste ano, o indicador retraiu 13,5%, ao passar de 124,8 pontos para os atuais 107,9 pontos. Na comparação com julho, a queda foi de 1,4%.
Desde o início da pesquisa, é a primeira vez que três dos sete itens avaliados estão abaixo dos 100 pontos - patamar de insatisfação - refletindo a perda no interesse por compras e contratação de serviços nos últimos meses. Neste mês, o item Perspectiva de consumo registrou 98,3 pontos, apresentando queda de 2,5%, contra 100,9 pontos em julho. Os itens Nível de consumo atual e Momento para duráveis atingiram 83,3 e 90,9 pontos. Além disso, este é o 19° mês seguido que o item Nível de consumo atual fica abaixo de cem pontos.
Esse cenário evidencia que as famílias decidiram gastar menos e estão inseguras com relação ao futuro. De acordo com os economistas da FecomercioSP, isso é reflexo do atual patamar de inflação e de juros, que elevam os preços de produtos e serviços e reduzem o poder de compra das famílias. Esse impacto é medido no item Renda atual, que diminuiu 18,5% desde janeiro - de 148,5 pontos para 121,0 pontos.
Quanto à avaliação em relação ao mercado de trabalho, os itens Emprego atual (126 pontos) e Perspectiva profissional (112,6 pontos) ficaram praticamente estáveis na comparação mensal. Na comparação anual, no entanto, a Perspectiva profissional está 12,2% menor do que agosto de 2013. Isso sinaliza que as famílias acreditam na piora do mercado de trabalho em relação ao que avaliavam há um ano.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/intencao-de-consumo-paulistana-despenca-13-5-nos-ultimos-oito-meses