Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Juros sobem no Brasil e nos Estados Unidos: quais os impactos na economia?

“Economix” destaca como o Bacen e o Fed estão lidando com as pressões inflacionárias

Ajustar texto A+A-

Juros sobem no Brasil e nos Estados Unidos: quais os impactos na economia?

Podcast analisa como as autoridades monetárias estão percebendo as condições inflacionárias
(Arte/Tutu)

Na última quarta-feira (16), os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos decidiram elevar as taxas de juros para conter as pressões inflacionárias.

Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen), aplicou a nona alta consecutiva na Selic. O aumento de 1 ponto porcentual (p.p.) levou a taxa básica para 11,75% ao ano (a.a.).

Até então complacente, o Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, por sua vez, iniciou a batalha contra a inflação mais vigorosa dos últimos 40 anos (7,9% em 12 meses) com uma alta de 0,25 p.p. Assim, os juros de referência da maior economia do mundo subiram para o intervalo de 0,25% a.a. para 0,5% a.a.

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (18) analisa as elevações das taxas de juros e o modo como os bancos centrais brasileiro e norte-americano estão lidando com as ondas inflacionárias.

O programa, além disso, avalia o desempenho do setor de serviços em janeiro (-0,1% na comparação com o mês anterior), bem como o ritmo da economia nacional como um todo no primeiro mês do ano – segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), houve queda de 0,99%.

O episódio também destaca a forte desaceleração das vendas no varejo dos Estados Unidos em fevereiro, ainda que as perspectivas para o setor se mantenham positivas.

Por fim, a edição aponta as possíveis dificuldades que a China deve enfrentar para alcançar as metas de crescimento econômico, enquanto o governo de Xi Jinping sofre pressões internas do setor privado.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
O Brasil na OCDE: quais as chances e as vantagens de entrar para o “clube dos países ricos”?
PIB cresce 4,6% em 2021 e recupera perdas causadas pela pandemia; entenda
Entenda o contexto e os impactos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)