Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

MEI com empregado deverá cumprir obrigações previdenciárias e trabalhistas até dia 7 de cada mês

Resolução do CGSN também estabelece que dívida negociada por transação tributária não pode ser reduzida em mais de 70%

Ajustar texto A+A-

MEI com empregado deverá cumprir obrigações previdenciárias e trabalhistas até dia 7 de cada mês

Obrigações trabalhistas e previdenciárias devem ser cumpridas por meio do eSocial
(Arte/Tutu)

A partir de 2022, o Microempreendedor Individual (MEI) que tem empregado deverá recolher as contribuições previdenciárias e trabalhistas relativas ao funcionário até o dia 7 do mês seguinte ao mês de referência.

O prazo foi definido na Resolução 161/2021 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada no dia 29 de outubro de 2021.

Veja também
Exigir comprovante de vacinação de trabalhadores ou não? FecomercioSP considera decisão do governo inconstitucional
LGPD: empresas devem ter cuidado ao receber e guardar currículos para vagas de emprego
Saiba dos cuidados e das implicações de demissão por meio do WhatsApp

Desta forma, a partir de 1º de janeiro de 2022, por meio do eSocial, o MEI deve cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de proceder com o recolhimento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), até a data estipulada.

No caso de rescisão de contrato de trabalho, as obrigações relacionadas ao FGTS deverão ser cumpridas até o dia 10 do mês subsequente à data de demissão.

Transação tributária

A Resolução CGSN 161/2021 também estabele limites para a celebração da transação tributária, espécie de acordo que pressupõe concessões mútuas com a finalidade de solucionar lítigios.

Ficou definido que, nas cobranças de Dívida Ativa, não será possível obter redução superior a 70% do valor total do crédito tributário. Além disso, o prazo de quitação não pode ultrapassar 145 meses.

 
Fechar (X)