Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Número de famílias paulistanas endividadas é o menor desde dezembro de 2012

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 3 de outubro de 2014 - O volume de famílias paulistanas endividadas diminuiu no mês de setembro para 47,8%. Em agosto, o total de endividados foi de 49,4%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), feita mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Os números mostram uma diminuição de 1,6 p.p., com relação ao mês anterior, ou seja, o total de famílias endividadas passou de 1,773 milhão no mês de agosto para 1,715 milhão em setembro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o nível de endividamento também caiu. No mesmo período de 2013, o resultado chegou a 52,6%.

Na segmentação por renda, a proporção de famílias endividadas é maior no grupo de famílias que ganham até 10 salários mínimos (52,2%), quando comparada as que ganham mais de 10 salários mínimos (35,1%). As famílias de renda mais baixa sentem rapidamente os efeitos da alta dos preços e, com isso, aumentam o uso do crédito para manter os padrões de consumo ou até mesmo para complementar a renda.

Das famílias entrevistadas, 11,7% possuem dívidas ou contas em atrasos, e apenas 4,1% não terão condições de pagar. Vale ressaltar que, o principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito, utilizado por 62,7% dos entrevistados, seguido pelo financiamento de carro (22,1%), carnês (16,3%), financiamento de casa (14,8%), crédito pessoal (12,6%) e cheque especial (6,9%).

De acordo com a assessoria técnica da FecomercioSP, essa queda aconteceu devido ao cenário de baixo crescimento econômico, inflação elevada, juros em alta e de menos geração de empregos no País. Por isso, os consumidores estão mais cautelosos e evitam contrair dívidas.

Nota metodológica
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. A partir de 2010, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) comprou a pesquisa da FecomercioSP, que passou a analisar os dados nacionalmente. A Federação continua divulgando os dados de São Paulo, alinhados com a data de divulgação da PEIC nacional pela CNC. Na capital, são entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores.

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor. A partir das informações coletadas, são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, porcentual de inadimplentes, intenção de pagamento de dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda. Tais indicadores são observados considerando duas faixas de renda.

A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do comprador com as dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Fechar (X)