Sustentabilidade
17/09/2015PL prevê redução no IPTU para imóveis que adotarem medidas sustentáveis
Plantio de árvores, captação de águas pluviais e separação de resíduos sólidos são algumas das medidas que poderão render incentivos fiscais
Tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei Municipal nº 386/2014, que prevê reduções cumulativas no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis que adotarem medidas sustentáveis por meio de plantio de árvores, captação de águas pluviais e separação de resíduos sólidos, por exemplo.
De autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL/SP), o Projeto de Lei prevê que os benefícios sejam concedidos em duas modalidades: permanente e temporária, neste último, por cinco exercícios fiscais consecutivos. Para imóveis edificados, o desconto será de até 2% e para condomínios, de até 1%, quando houver uma ou mais árvores em frente ao imóvel.
Os terrenos que já têm árvores ou área permeável em sua estrutura se beneficiarão automaticamente, caso seja aprovado o Projeto de Lei.
Descontos
Com relação aos descontos temporários, os benefícios serão cumulativos e deverão respeitar o teto de 20% do valor do imposto devido, valendo por cinco exercícios fiscais consecutivos, contados a partir da data de implementação de quaisquer das seguintes medidas: sistema de captação da água da chuva (3%); sistema de reúso de água (3%); sistema de aquecimento hidráulico solar (3%); sistema de aquecimento elétrico solar (3%); construções com material sustentável (3%); utilização de energia passiva (3%); instalação de telhado verde (3%) e separação de resíduos sólidos (5%), este último exclusivo para condomínios que comprovarem coleta para reciclagem.
Os benefícios poderão ser concedidos uma única vez para cada medida ambiental implementada, sendo permitida a acumulação por medidas diversas, desde que não ultrapasse o limite previsto no artigo.
As medidas propostas pelo Projeto de Lei são, em sua maioria, de fácil incorporação. Além de incentivar a população a adotar medidas sustentáveis por meio de incentivo fiscal, a proposta estimula a preservação do meio ambiente, que é uma das bandeiras da FecomercioSP.
O “IPTU Verde” já foi aprovado em diversos municípios do Estado de São Paulo. Em São Carlos, no interior paulista, legislação similar foi aprovada em 2005 e, cinco anos depois, já beneficiava cerca de 5.500 imóveis.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pl-preve-reducao-no-iptu-para-imoveis-que-adotarem-medidas-sustentaveis
Notícias relacionadas
-
Economia
Crise habitacional exige planejamento e investimentos
Em entrevista promovida pela Revista Problemas Brasileiros e pelo Canal UM BRASIL, Anacláudia analisa a crise de habitação no mundo e a expansão desenfreada das cidades, bem como defende a otimização da ocupação do espaço urbano
-
Legislação
Nova regra para atestado médico vale a partir de novembro
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore
SustentabilidadeEmpresas têm função ativa no desenvolvimento sustentável
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Consumo consciente: entenda a sua importância no dia a dia
Veja como consumir com responsabilidade evita excessos, desperdícios e reduzir os impactos
-
Sustentabilidade
Plano Clima reúne estratégias para impactos climáticos
Propostas serão construídas com a participação de toda a sociedade. Participe ou vote até 26 de agosto!
-
Sustentabilidade
Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa
Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema