Legislação
06/02/2017Projetos que tramitam no Congresso Nacional podem simplificar o ICMS
FecomercioSP monitora propostas de unificação de tributos
A necessidade de reforma do ICMS paulista tem sido discutida pelo Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP
(Arte TUTU)
A unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de outros tributos é um tema ao qual a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) tem dedicado atenção, uma vez que a solução pode simplificar os trâmites para pagamento de impostos pelos empresários. Por isso, a Federação monitora algumas iniciativas que tramitam no Congresso Nacional.
O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 233/2008 propõe reformar todos os tributos (ICMS, Programa Integração Social - PIS, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza - ISS, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CLSS, Imposto de Renda - IR e Cide-Combustíveis). Caso seja aprovado, o novo ICMS será de competência conjunta dos Estados e do Distrito Federal, sendo implementado mediante lei complementar.
A necessidade de reforma do ICMS paulista tem sido discutida pelo Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP. Em dezembro, o CAT recebeu o professor e coordenador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Eurico de Santi, para falar do assunto, abordando o exemplo da proposta elaborada pela equipe da FGV para o Estado do Mato Grosso (MT), que busca simplicidade, isonomia, neutralidade, transparência e arrecadação tributária.
Outra proposta para a qual a Entidade dedica atenção é o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 130/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB/GO), que tramita na Câmara dos Deputados sob o nº 54/2015. Ele tenta mudar as regras no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Ministério da Fazenda, com relação à celebração de convênios para concessão de incentivos fiscais do ICMS. Para promover convênios, o Confaz precisa da aprovação unânime das 27 unidades federativas, fator que está por trás da guerra fiscal.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projetos-que-tramitam-no-congresso-nacional-podem-simplificar-o-icms