Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Proporção de empresários do comércio que considera seus estoques adequados aumenta 14,9% em julho e atinge 57,9%

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de julho de 2015 - Após meses de excessos nas prateleiras, a proporção de empresários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) que considera o seu estoque adequado registrou em julho alta de 14,9% em relação a junho - 6,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado - e atinge 57,9% dos comerciantes. Em razão disso, o volume de empresários que avaliam seus estoques como elevados demais caiu de 36,3% em junho para 27,9% em julho, o menor valor desde março de 2014.

Em relação ao indicador que mede a percepção dos empresários sobre o nível de estoques do comércio a alta foi de 14,1% e passou de 101,5 pontos para 115,9. No comparativo anual, o aumento foi de 6,2%.

Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, a expressiva variação dos indicadores vista em julho pode ser pontual e também reflexo das liquidações, mas sugere uma tendência de ajustes das empresas em relação a seus estoques. Essa mudança, no entanto, não significa que a situação econômica melhorou, mas apenas que o empresário está mais consciente e preparado para enfrentar uma crise rigorosa e de longo prazo.

A Federação acredita que já houve tempo suficiente para que o setor de varejo tenha compreendido que o ano será negativo para as vendas e por um período maior do que se imaginava ao final de 2014. Adicionalmente, para encarar essa realidade, é possível que nos próximos meses os empresários comecem a planejar suas compras junto aos fornecedores de forma mais conservadora.

Para a FecomercioSP, caso essa mudança se torne efetiva, há chances de sobrevivência de uma proporção maior de comerciantes diante dos desafios impostos pela atual conjuntura econômica.

Nota metodológica

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com informações de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" - quando há a sensação de excesso de mercadorias - e para "abaixo", em casos de os empresários avaliarem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda a curto prazo.

Fechar (X)