Podcasts
26/11/2021Recorde de endividamento e confiança em baixa: quais as condições do consumidor para as vendas de fim de ano?
“Economix” destaca os dados da Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias
Endividamento familiar bateu recorde em 2021
(Arte/Tutu)
O consumidor chegou ao fim do ano mais endividado e com a confiança abalada. É o que mostram os dados da Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias nas Capitais Brasileiras.
O estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que o endividamento bateu recorde no primeiro semestre deste ano (71,4%), a inadimplência ainda não retornou ao patamar pré-pandemia e a parcela da renda mensal comprometida com dívidas chegou a 30,5%.
Além disso, a confiança do consumidor declinou em novembro, mês da Black Friday e antecessor ao Natal.
Ouça outros episódios do Economix
Por que a economia brasileira está enfraquecendo antes de se recuperar?
Por que a inflação não cede e até quando o País terá taxas de dois dígitos?
Como a tecnologia 5G vai impactar o comércio, os serviços e a indústria?
Diante deste cenário, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (26) analisa as condições econômicas da população brasileira para o fim do ano.
No cenário internacional, o programa destaca os pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que registraram, no intervalo entre os dias 14 e 20 de novembro, o menor número semanal desde 1969.
Na China, além de ter ganhado permissão para um terceiro mandato, o presidente Xi Jinping escreveu uma resolução histórica do Partido Comunista, algo feito somente por outros dois predecessores, Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping. As pretensões políticas do atual mandatário chinês também são tema do episódio.
Ouça o podcast:
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.