Negócios
13/10/2015Regulamentação da PEC do Comércio Eletrônico é discutida pelo Codecon
Empresas terão de se adequar para cumprir obrigações
A reunião de setembro do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon), realizada na sede da FecomercioSP, teve como pauta a regulamentação da Emenda Constitucional (EC) 87/2015, que altera a forma de cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em casos de compras em que o consumidor esteja em localização distinta da origem do fornecedor do produto.
A emenda, que ficou conhecida como “PEC do Comércio Eletrônico”, foi criada em abril após uma longa discussão no poder público sobre o fato de a contribuição ser recolhida apenas pelo Estado de origem e nenhuma parcela ser direcionada ao Estado destino do produto comercializado.
No último dia 21, a publicação do Convênio ICMS 93/2015 regulamentou a EC, a qual determina a mudança no recolhimento do tributo nestes casos, a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Ficou estabelecido que em 2016 40% do ICMS sobre a compra irá para a Unidade Federativa (UF) de destino, ao passo que 60% serão de direito da UF de origem. Já em 2017, a proporção será de 60% para a UF de destino e 40% para a UF de origem.
No ano seguinte, a porção da UF de destino subirá para 80%, enquanto a UF de origem ficará com 20%. Por fim, a partir de 2019, o ICMS será integralmente direcionado à UF de destino.
Com a mudança, as instituições terão de se adequar, uma vez que haverá um aumento de obrigações nos trâmites burocráticos.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/regulamentacao-da-pec-do-comercio-eletronico-e-discutida-pelo-codecon
Notícias relacionadas
-
Negócios
Fusões e aquisições: quais são as perspectivas no Atacado?
Especialistas analisam as oportunidades e tendências que estão moldando o futuro das transações no setor
-
Negócios
Veja resultados preliminares sobre empreendedorismo feminino
LegislaçãoBrasil perde por ano R$ 441 bilhões com comércio informal
EconomiaFecomercioSP convoca empresariado para assinar a carta aberta