Economia
20/06/2016Revitalização da região da Praça 14 Bis será positiva aos comerciantes locais
Nova linha do metrô no trecho irá transportar aproximadamente 633 mil pessoas por dia
O Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP acredita que a implantação de uma estação de metrô e a reestruturação dos espaços vão impulsionar o comércio
(Arte TUTU)
A construção da linha 6 Laranja do metrô, a revitalização prevista para a Praça 14 Bis e o aumento da movimentação esperado para a região da Bela Vista devem beneficiar empresários do comércio e de serviços do local.
A nova linha, que terá 15 estações, ligará a estação São Joaquim à região da Brasilândia. Haverá interligação com as linhas 1 Azule 4 Amarela do Metrô e com estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio das linhas 7 Rubi e 8 Diamante.
Embora as obras da nova linha estejam em andamento, o início da construção da Estação 14 Bis, que será próxima à Praça, depende da liberação das áreas cuja responsabilidade é do Governo do Estado de São Paulo, segundo informou a concessionária Move São Paulo. Atualmente a Praça 14 Bis está fechada e o trecho isolado abrigará o canteiro das obras.
Toda a praça e seu entorno passarão por intervenções para revitalização, ações que devem ocorrer por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que elaborarão um projeto para revitalizar a região ainda de acordo com informações a concessionária.
Apesar de não haver menção a prazos para as melhorias, a expectativa é de que ocorram dentro do período de entrega da linha 6 Laranja, que ficará pronta em 2020, quando a região já passará a receber maior fluxo de pessoas.
Expectativas
O Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP acredita que a implantação de uma estação de metrô e a reestruturação dos espaços embaixo do viaduto Plínio de Queiroz - que atualmente estão degradados e oferecem pouca segurança para a população -devem impulsionar o comércio existente na região e gerar novos negócios.
O comerciante Rodrigo Oliveira, um dos sócios de uma lanchonete nas imediações da Praça 14 Bis, conta que muitos clientes evitam a área com medo de assaltos e violência. “Ainda estamos em uma fase complicada, pois toda obra causa transtornos. Porém, quando tudo estiver pronto, a movimentação será bem maior e vamos ganhar nova clientela.”
Segundo o Conselho de Desenvolvimento Local, com a perspectiva das melhorias trazidas pela revitalização, os comerciantes precisam estar preparados para a novidade, investindo na estética de seus estabelecimentos, acessibilidade e qualidade de serviços e produtos. “Estar integrado à paisagem urbana trará destaque para os comércios e atrairá novos clientes”, conclui Jorge Duarte, presidente do Conselho.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/revitalizacao-da-regiao-da-praca-14-bis-deve-beneficiar-os-comerciantes-locais
Notícias relacionadas
-
Legislação
Novo sistema tributário tem avanços, mas prejudica as PMEs
Exclusão da Substituição Tributária e abrangência dos regimes diferenciados são alguns dos pontos positivos
-
Negócios
Estudo mostra acelerada de Serviços no pós-pandemia
NegóciosBanco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs