Negócios
03/02/2016Semana de pré-Carnaval promete esquentar venda de itens para a folia
Comerciantes devem caprichar na exposição de mercadorias como serpentina e confete, além das que personalizam as fantasias
Em época de crise econômica, vale também facilitar o pagamento para o consumidor
(Arte/TUTU)
Por Jamille Niero
É nesta semana, a última que antecede o Carnaval, o momento ideal para os comerciantes emplacarem as vendas de produtos típicos como serpentina, confete, spray de espuma, buzinas, lantejoulas e glitter.
“É um produto muito sazonal e o momento de vendê-lo é agora. Observamos que o público que compra desse lojista é o que vai festejar em salões, ou alguns que vão assistir ao desfile das escolas de samba ou participar de blocos de rua”, diz a assessora econômica da FecomercioSP, Fernanda Della Rosa.
Apenas na cidade de São Paulo, cerca de 400 blocos devem desfilar até 14 de fevereiro – número 30% maior do que em 2015.
De acordo com Fernanda, a estratégia mais adequada para a venda desses itens inclui boa exposição dos produtos, preço camarada e sinalização sobre a curta duração. “O comerciante deve deixar bem visível, com um chamariz de promoção, algo como ‘compre agora antes que acabe’, para o cliente sentir que leva o produto com alguma vantagem.”
Apesar de serem itens mais baratos, a assessora aponta que, em época de crise, vale a pena facilitar o pagamento para quem decide comprar antes de ir para a folia. Afinal, existe a concorrência dos ambulantes que vendem o produto na hora, no meio da festa.
A tática da boa exposição dos produtos para o Carnaval foi adotada pelas lojas Armarinhos Fernando. A rede dedicou uma área para o segmento bem na entrada dos estabelecimentos, conforme conta o gerente-geral Ondamar Ferreira.
Tradicionalmente, todos os anos, a empresa dedica um bom espaço para os itens da folia. Neste ano, contudo, a variedade do que é oferecido e o espaço foram reduzidos – estão sendo vendidos apenas confete e serpentina. “Decidimos dar mais espaço para itens de material escolar, que estão com boa saída”, diz Ferreira.
Apesar da redução das prateleiras dedicadas à maior festa popular do País, a rede espera que as vendas sejam boas, principalmente nas unidades localizadas na Rua 25 de Março, tradicional ponto do comércio popular paulistano. Ferreira destaca que, em 2015, 4% do total das vendas, realizadas entre 2 de janeiro e 16 de fevereiro, correspondiam a itens específicos de Carnaval.
Customização
Outros produtos carnavalescos, como lantejoula, glitter e strass também atraem muitos clientes. “Temos um setor específico o ano todo, mas, nessa época, as vendas dessas mercadorias melhoram porque muitos consumidores usam para customizar e se enfeitarem”, diz o gerente-geral.
Em São Paulo, muitos foliões aderiram à ideia de criar a própria fantasia em vez de comprar as peças prontas. É o caso da social media Marcella Nunes, que todo ano abusa do glitter para complementar o visual para curtir a folia – feita com leggings e maiôs que já tem no guarda-roupa. “Aqui, em São Paulo, a cultura é mais de incorporar itens à própria roupa, e o Carnaval de rua ajuda a disseminar essa ideia”, diz ela, que costuma adquirir seus apetrechos na região da Rua 25 de Março. Esse ano, contudo, pela falta de tempo, ela pretende comprar nos estabelecimentos próximos à sua casa, na região da Consolação. Sua previsão de gasto alcança R$ 40 – incluindo glitter e um acessório para os cabelos.
Outra foliã que opta por customizar a roupa que já tem é a publicitária Maria Isabel Mascaro. Neste ano, ela gastou cerca de R$ 50 com purpurina, confete, flor para o cabelo, peruca, tecido com lantejoula e cílios postiços. “Eu amo Carnaval, tanto que tenho adereços para o ano todo. Mas está um tanto caro, como pode purpurina a R$ 8?”, questiona ela, que está desempregada. Além de não gastar muito, a intenção de Maria Isabel é, se possível, reutilizar as peças em outras festas ao longo do ano.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/semana-de-pre-carnaval-promete-esquentar-venda-de-itens-para-a-folia
Notícias relacionadas
-
Economia
Dia das Mães: vendas devem atingir a maior cifra dos últimos 16 anos
Projeção é de crescimento de 3% no faturamento, chegando próximo a R$ 63 bilhões, segundo FecomercioSP
-
Legislação
Prefeitura atende pleito e permite autosserviço de pães
LegislaçãoFecomercioSP atua na modernização das regras de comercialização de alimentos
NegóciosEmpresas devem se adaptar às mudanças do Comércio