Sustentabilidade
22/08/2016Sete medidas fáceis para deixar o estabelecimento mais sustentável sem gastar muito
Especialistas apontam ações simples que ajudam a economizar recursos naturais, evitar o desperdício e reduzir custos
Ações devem ser comunicadas aos colaboradores e também ao público externo, como fornecedores e consumidores
(Arte/TUTU)
Por Deisy de Assis e Jamille Niero
Em tempos de crise econômica, toda ação que possa reduzir as despesas de um estabelecimento é bem-vinda para o empresário. Se essas medidas forem úteis para ajudar a conservar o meio ambiente, melhor ainda.
“Vale dizer que cada solução implantada deve ser comunicada aos colaboradores e também ao público externo, como fornecedores e consumidores, a fim de que todos os atores possam se engajar e contribuir para que as práticas sejam bem aceitas e contínuas, além de replicadas nas residências de cada um”, observa a assessora do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez.
Entre as sugestões indicadas por ela, estão algumas que visam principalmente à economia de água, como a instalação de redutores de pressão e/ou vazão nas torneiras, além de um sistema de captação e uso de água de chuva, para reaproveitamento em uso não potável (como nas descargas ou para regar plantas, por exemplo). “Ajuda a reduzir o valor da conta e também auxilia no sistema de drenagem da cidade”, explica Cristiane. Outra medida que colabora na drenagem das áreas urbanas é a instalação de telhados verdes, jardins verticais e áreas ajardinadas (permeáveis). Elas também contribuem para a melhoria do microclima – fenômeno no qual ocorre a elevação da temperatura de determinado local, diferenciando das condições climáticas da região, comum em regiões urbanas.
Já para reduzir o desperdício de outros materiais, uma opção é distribuir “squeezes” aos funcionários, para diminuir o consumo de copos descartáveis. Vale também o uso consciente de embalagens, sacolas plásticas e papéis de impressão. Nesse quesito, outra dica é permitir e estimular os clientes a devolverem itens que possam ser reciclados ou reutilizados pela própria loja, em troca de descontos ou outro benefício. “Algumas lavanderias fazem promoções para o cliente que levar de volta os cabides, evitando a reposição do item, que muitas vezes é de plástico”, exemplifica Naiara Correa, consultora especializada em estratégias de inteligência comercial.
Ela indica ainda o reaproveitamento de materiais, mas não no serviço prestado e sim na decoração da loja. Como exemplo, a transformação de caixotes de frutas em prateleiras e pneus em bancos. “É um movimento sustentável que pode deixar o lugar com um ar mais cool que agrada muitos consumidores.”
Veja abaixo as sete principais medidas que podem ser adotadas pelos lojistas:
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/sete-medidas-faceis-para-deixar-o-estabelecimento-mais-sustentavel-sem-gastar-muito
Notícias relacionadas
-
Negócios
Dicas imbatíveis para vender mais na Black Friday 2024
Os 7 passos que podem alavancar os lucros e garantir resultados positivos na data e nos meses seguintes
-
Sustentabilidade
Debate traz ações sustentáveis para um País mais produtivo
EconomiaBrasil deve resolver gargalos profissionais e produtividade
NegóciosLoja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Empresas têm função ativa no desenvolvimento sustentável
Abrir espaço para a inclusão, promover lideranças diversas e reiterar a equidade de gênero são essenciais
-
Sustentabilidade
Plano Clima reúne estratégias para impactos climáticos
Propostas serão construídas com a participação de toda a sociedade. Participe ou vote até 26 de agosto!
-
Sustentabilidade
Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa
Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema