Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Sistema CNC marca presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e contribui para propostas prioritárias

FecomercioSP, Sesc e Senac participaram de debates e grupos de trabalho, com destaque para sugestões que abrangem energia limpa, resíduos sólidos e educação ambiental

Ajustar texto A+A-

Sistema CNC marca presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e contribui para propostas prioritárias
Sistema Comércio na 5ª CNMA (da esq. para a dir.): Gérsica, do Sesc-PE; Cristiane, da FecomercioSP; e Renata, do Senac-PA (Crédito: divulgação)

O Sistema Comércio teve participação ativa na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada de 6 a 9 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A conferência, que reuniu cerca de 1,5 mil delegados de todas as regiões do País, priorizou mais de cem propostas que pretendem nortear as políticas públicas ambientais, sendo as dez mais votadas destacadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi representada por Cristiane Cortez, assessora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e delegada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) — órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) — e pela Conferência Livre de Meio Ambiente. Já o Senac Pará teve com representante Renata Quemel, analista da Gerência de Desenvolvimento Educacional e delegada eleita na Conferência Livre do Comércio. O Sesc Pernambuco, por sua vez, contou com Gérsica Moraes, coordenadora do Centro de Educação Ambiental Caatinga do Sesc Serra Talhada e também delegada eleita na conferência estadual pelo setor produtivo.

Sustentabilidade como compromisso institucional

As representantes do Sistema Comércio, juntas, integraram os Eixos Temáticos I (Mitigação), IV (Transformação Ecológica) e V (Governança e Educação Ambiental), participando ativamente nas discussões e na construção de proposituras.

Cristiane, da FecomercioSP, foi eleita para apresentar as propostas do GT 5 — Energia, Infraestrutura e Economia Sustentável na etapa de priorização do Eixo I, com destaque para a proposição de descontos no IPTU para imóveis com práticas sustentáveis, uma das dez propostas prioritárias da Conferência Livre do Comércio. Na ocasião, ela expôs o obstáculo de transformar consenso em ação. “Estar ao lado de 1,5 mil delegados foi uma experiência enriquecedora. O grande desafio agora é entender como o governo, especialmente o MMA, viabilizará essas propostas em políticas públicas concretas.”

Já Renata Quemel atuou no GT 28 – Gestão de Resíduos e Economia Circular, defendendo a implementação da gestão integrada de resíduos sólidos, com foco em logística reversa, compostagem e fortalecimento de cooperativas. A proposta foi uma das 10 mais votadas da conferência, alinhando-se entre as dez propostas priorizadas pela Conferência Livre do Sistema CNC-Sesc-Senac. “Essas iniciativas são pensadas com foco nas futuras gerações, visando à construção de um ambiente mais equilibrado, justo e sustentável”.

E Gérsica Moraes contribuiu no GT 49 – Tecnologia, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, foi eleita para defender as propostas deste grupo na etapa de priorização do Eixo Temático V e participou de uma oficina sobre Educação Ambiental para a COP 30. Ela articulou com representantes do MMA, pesquisadores e comunidades tradicionais para integrar conhecimento científico e saberes locais. “A participação do Sesc Pernambuco reforça o compromisso com a sustentabilidade e a defesa de práticas ambientais responsáveis, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para todos”.

Propostas ligadas ao Comércio

Das 104 propostas priorizadas pela conferência, várias têm conexão direta com as contribuições do setor, incluindo temas como:

  • eficiência energética;
  • incentivos à adoção de energias renováveis;
  • descontos fiscais para edificações sustentáveis;
  • educação ambiental permanente;
  • gestão integrada de resíduos.

Acesse as dez propostas mais votadas e seus respectivos objetivos: https://www.instagram.com/5cnmeioambiente/. Todas as iniciativas têm aderência às diretrizes debatidas na Conferência Livre do Sistema Comércio, que também mobilizou representantes do setor produtivo. A 5ª CNMA resultou na seleção de sugestões prioritárias para o enfrentamento da emergência climática no País, envolvendo um amplo processo participativo com 2,57 mil municípios e mais de 500 conferências de meio ambiente municipais, estaduais e livres realizadas por todo o Brasil.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)