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Editorial

Varejo paulista volta a cair e encerra março com faturamento 2,6% menor que em 2015, aponta FecomercioSP

Segundo a Federação, comércio varejista atingiu R$ 46,2 bilhões em receita real, R$ 1,2 bilhão inferior ao registrado em março de 2015

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São Paulo, 15 de junho de 2016 - Após o resultado positivo visto em fevereiro, o comércio varejista do Estado de São Paulo voltou a cair em março e atingiu o faturamento real de R$ 46,2 bilhões, queda de 2,6% em relação ao mesmo mês de 2015, quando faturou 47,4 bilhões. No acumulado de 12 meses, a retração foi ainda mais acentuada (6%). 

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

Apesar da queda no faturamento do varejo estadual, apenas seis das 16 regiões analisadas pela Federação apresentaram retração em março, na comparação com o mesmo mês de 2015. Os dois piores desempenhos foram observados nas regiões de Osasco (-18,8%) e ABCD (-3,8%). Já as regiões do Litoral (7,8%) e Marília (6,7%) foram as melhores do Estado. 

Das nove atividades pesquisadas, seis registraram queda nas vendas em março, com destaque para: lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-20,5%), materiais de construção (-15,0%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-10,2%) e concessionárias de veículos (-7,5%), que juntas pressionaram negativamente o resultado geral com 4,6 pontos porcentuais (p.p.). 

Entretanto, os setores de farmácias e perfumarias (9,5%), supermercados (6,7%) e lojas de autopeças e acessórios (1,0%) apresentaram crescimento no período e amenizaram a queda geral em 2,7 p.p. 

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o desempenho varejista parece ter retomado seu ciclo recessivo dentro dos mesmos padrões que vem sendo notados desde 2014, com quedas agudas e sucessivas nos bens duráveis, pelo receio de comprometimento da renda já deteriorada dos consumidores. Os resultados positivos continuam sendo vistos apenas em segmentos de bens essenciais, não fortes o suficiente para evitar as quedas no conjunto geral do varejo paulista. 

tabela_pccv_mar_2016

Expectativa

De acordo com a FecomercioSP, o conjunto de ajustes internos que estão sendo promovidos pela nova equipe econômica do governo Temer ainda necessita de um período longo para mostrar resultados positivos, embora se conte com a possibilidade de reversão mais rápida das expectativas, como já notada na melhoria das projeções coletadas pelo Banco Central no Boletim Focus. 

Portanto, a melhoria de expectativas só deverá se reverter em resultados a partir do final deste ano, o que indica que o varejo mais uma vez tende a mostrar índices negativos em 2016. As projeções atuais da FecomercioSP, em seu modelo de estimativa, indicam um primeiro semestre com queda de 4% e um ano fechando com redução de 5% em seu faturamento real em comparação a 2015. 

Varejo paulistano

O comércio varejista da capital paulista registrou queda de 3,3% em março, na comparação com o mesmo mês de 2015 e fechou o período com faturamento real de R$ 14,3 bilhões. O resultado é inferior à média estadual e representa encolhimento de R$ 481 milhões na receita, comparando com a obtida em março do ano passado. 

Seis das nove atividades analisadas apresentaram queda na comparação com o mesmo mês de 2015, com destaque para materiais de construção (-17,1%), lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-13,4%) e lojas de móveis e decoração (-12,9%). No total, esses três segmentos impactaram negativamente com 2,4 pontos porcentuais no resultado geral. 

Por outro lado, três atividades cresceram no período e  evitaram um resultado pior , com destaque para farmácias e perfumarias (10,4%), supermercados (5,3%) e as lojas de vestuário, tecidos e calçados (0,8%). 

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, em março, o varejo paulistano sofreu com os impactos da instabilidade político-econômica e da sensação de incertezas que envolveram toda a sociedade. As notícias de fechamento não apenas de vagas formais, com aumento forte no desemprego, como também de lojas, expuseram a gravidade do momento para o comércio e toda a apreensão e fragilidade do poder de compra da população. 

Com novos fatos e definições no cenário político, há expectativa que as incertezas venham a se dissipar, em médio prazo, e abrir espaço para uma recuperação gradual da confiança dos consumidores, o que, para a Entidade, pode ser essencial para uma reversão do grave ciclo negativo que atinge o varejo, não apenas paulistano, como nacional. 

Nota metodológica

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades). 

Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

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