Negócios
06/03/2020Banco de bolso: oferta de serviços digitais já determina a dinâmica desse mercado, avalia Juliana Guimarães
Ao canal UM BRASIL, Diretora do BS2 explica que digitalização é mais do que uma tendência do mercado financeiro, já é uma mudança comportamental do consumidor
Juliana ressalta que o caminho para a desburocratização do País será por meio do andamento de reformas estruturais
(Foto: Christian Parente)
O sistema bancário tradicional precisa possibilitar experiências totalmente digitais aos clientes e entender que, atualmente, ter o banco no bolso é muito mais conveniente, pois as pessoas não precisam mais de um banco, elas precisam apenas de serviços bancários – como pagar, receber, fazer um investimento e contratar um crédito. Essa ponderação a respeito da necessidade de modernização dos bancos foi feita pela diretora-executiva do banco digital BS2, Juliana Guimarães, em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP.
“Hoje, nós consumimos produtos e serviços de forma digital. Por que não levar isso para a vida financeira das pessoas? O banco, como instituição, nunca foi querido pelas pessoas. Em linhas gerais, não são instituições benquistas e, muitas vezes, trabalham com morosidade, com filas e com tarifas não tão transparentes e dispendiosas”, pontua.
Na entrevista, a diretora do BS2 explica que a digitalização é mais do que uma tendência do mercado financeiro, já é uma mudança comportamental do consumidor, e isso está criando uma dinâmica no mercado a ponto de fazer com que bancos tradicionais se movimentem e aprimorem os canais digitais para poderem competir em condições de igualdade com bancos digitais e fintechs, no sentido de criar experiências para os clientes por meio de ferramentas tecnológicas – a experiência de ter todos os serviços bancários disponíveis instantaneamente.
Veja também:
Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, afirma Bernardo Piquet
Agenda da produtividade precisa integrar abertura comercial e melhoria da infraestrutura, diz Henrique Meirelles
Não se conhece toda a dimensão do setor financeiro para evitar nova crise
Outro ponto que comenta é o de que realizar educação financeira no Brasil é um trabalho desafiador, principalmente quanto à eficiência na comunicação com a população a respeito de assuntos financeiros.
“O Brasil é o país com um dos menores índices de poupança do mundo. Há uma pesquisa da Anbima [associação dos mercados de capitais] tentando entender por que o brasileiro poupa tão pouco. A primeira resposta que nos vem à cabeça é que isso acontece porque elas ganham pouco. Mas essa pesquisa chegou à conclusão de que as pessoas poupam pouco no Brasil porque os agentes financeiros se comunicam de uma forma pouco sedutora e convidativa, que não desperta essas pessoas para a importância disso”, pondera.
Ela contextualiza esse ponto ao comentar que muitos agentes do mercado tentam ensinar pessoas leigas a poupar por causa de “X% do CDI ou da Selic”, o que não surte efeito, analisa. “É uma linguagem realmente muito pouco sedutora.”
Ciclo sustentável de crescimento
Ao pôr em perspectiva a conjuntura do Brasil, Juliana ressalta que o caminho para a desburocratização do País será por meio do andamento de reformas estruturais – como a Trabalhista e a Tributária –, de mais seriedade nos contratos e do cumprimento do que está estabelecido em regra. “Se formos por esse caminho de segurança jurídica e da desburocratização dos processos, isto é, uma redução do alto custo Brasil, será benéfico para todo mundo, já que isso melhora o nível de serviço e tende a reduzir os custos”, conclui.
Faça parte
Se você tem interesse no debate político e econômico e na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/banco-de-bolso-oferta-de-servicos-digitais-ja-determina-a-dinamica-desse-mercado
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Loja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
Último dia para visitar o grande evento de negócios e conferir as tendências dos comércios físicos e digitais
-
Varejo
Varejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano
EmpreendedorismoCenário econômico deixa Black Friday mais atrativa
EmpreendedorismoPequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
Recomendadas para você
-
Turismo
IA deixa de ser opção e se torna essencial para a competitividade no Turismo
Especialista explica como a tecnologia pode promover negócios e transformar o mercado
-
Empreendedorismo
Veja resultados preliminares sobre empreendedorismo feminino
Em encontro na FecomercioSP, empresárias e pesquisadoras da entidade compartilharam experiências
-
Turismo
Nova Lei Geral do Turismo fortalece a atuação do setor
Desburocratização de procedimentos, redução da judicialização e mais são alguns dos marcos positivos
-
Atacado
Fusões e aquisições: quais são as perspectivas no Atacado?
Especialistas analisam as oportunidades e tendências que estão moldando o futuro das transações no setor