Negócios
18/03/2022ESG: sociedade ganha quando empresas se organizam para realizar investimentos de impacto e por um ambiente de negócios mais sólido
UM BRASIL entrevista Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital e integrante do Comitê ESG da FecomercioSP
Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital para ESG e Novos Negócios e integrante do Comitê ESG da FecomercioSP
(Foto: divulgação)
Há muitos benefícios para a sociedade quando as empresas se organizam mais em cooperações setoriais. É importante que elas trabalhem de forma conjunta nas cadeias de desenvolvimento, principalmente nas regiões socialmente vulneráveis, defende Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital para ESG e Novos Negócios e integrante do Comitê ESG da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e coordenadora do Laboratório Cadeias de Valor ESG do mesmo Comitê.
“Um exemplo disso é a Amazônia, onde há uma grande pulverização de produtores que podem apoiar a economia da ‘floresta em pé’. Como eu, enquanto empresa, posso trabalhar com outras que se interessem pela mesma cadeia, no sentido de criar um modelo econômico vantajoso para este pequeno produtor?”, frisa.
Carolina ainda explica que há muito o que as empresas podem fazer para educar e transformar o próprio ecossistema e suas cadeias de valor, além de ajudar na capacitação e no acesso a tecnologias, olhar para os setores de infraestrutura e para as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e pensar em como ajudar na criação de um ambiente de negócios mais sólido e previsível.
Confira mais entrevistas do UM BRASIL
Mesmo moralmente aceita, diversidade ainda precisa mostrar retorno financeiro
Empresa estará “fora do jogo” se não der importância ao social do ESG
Descarbonização e fim do desmatamento são dois pilares fundamentais no combate à mudança do clima
ESG é a transformação para que as empresas continuem existindo no futuro
Neste caso, segundo ela, estes negócios podem estudar como utilizar as finanças verdes para se tornarem protagonistas dos instrumentos financeiros. “É importante educar os CFOs e os tesoureiros para que eles aprendam sobre os instrumentos sustentáveis, bem como esses instrumentos podem ser alavancados com diferentes tipos de capital.” A empresa poderia, por exemplo, criar uma linha de financiamento para incentivar os fornecedores a mudar determinado padrão de produção, atuando como investidor de impacto, explica.
“O negócio pode atuar sozinho, com um investidor de impacto. Também pode se juntar a outros em seu setor, com interesses similares, em benefício da cadeia de valor. Ainda pode atuar com iniciativas do governo, contribuindo para um ambiente institucional mais sólido a fim de atrair capital privado. É um crescimento do escopo e do impacto que o mundo corporativo, quem cria a economia real, pode gerar no seu ecossistema”, sinaliza.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/esg-sociedade-ganha-quando-empresas-se-organizam-para-realizar-investimentos-de-impacto-e-por-um-ambiente-de-negocios-mais-solido
Notícias relacionadas
-
Varejo
Dicas para fortalecer a segurança do varejo no fim de ano
E-book destaca ações colaborativas entre sindicatos, empresas e órgãos de segurança que podem reduzir riscos e criar um ambiente seguro no fim de ano
-
Varejo
Varejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano
EmpreendedorismoMEI: oportunidades no segmento de produtos naturais
VarejoGuia completo para as vendas no 1º semestre
Recomendadas para você
-
Empreendedorismo
Expresso MEI: use o Canva para comunicação visual
Boletim Expresso MEI traz um passo a passo para utilizar a ferramenta e conquistar mais clientes, sem a necessidade de altos investimentos
-
Empreendedorismo
Pequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
Pandemia e eventos climáticos aceleraram o interesse por soluções de problemas; veja matéria da PB
-
Turismo
Em recuperação impressionante pós-pandemia, Turismo deve crescer 4,2% em 2024
Setor cresce com viagens corporativas, alcançando recorde histórico; previsão é de alta de 3,8% em 2025
-
Turismo
IA deixa de ser opção e se torna essencial para a competitividade no Turismo
Especialista explica como a tecnologia pode promover negócios e transformar o mercado