Negócios
10/07/2020Gestão aliada a crédito pode ser única receita de bolo no momento
A presidente da Falconi Consultoria, Viviane Martins, fala ao UM BRASIL sobre a reinvenção das empresas em razão dos impactos do covid-19

Especialista diz que planejamento de caixa é indispensável para empresa sobreviver à pandemia
(Foto: divulgação)
A realidade imposta pela pandemia do covid-19 ao setor empresarial teve proporções mais graves para as micros e as pequenas empresas brasileiras acostumadas a viver com pouco dinheiro em caixa e sem um instrumento de gestão financeira, como o controle de entrada e saída de recursos da empresa. A presidente da Falconi Consultoria, Viviane Martins, fala do tema em entrevista ao UM BRASIL.
Na conversa, ela ressalta que nem mesmo as grandes empresas estavam com uma condição de caixa que desse extremo conforto no início da pandemia e aponta os principais caminhos encontrados pelas empresas para manter os negócios em funcionamento. Viviane afirma que, independentemente do porte da empresa, a única saída possível para os negócios está em combinar gestão e crédito. Nesse sentido, a primeira ação recomendada é a de medir o caixa para saber o tempo de duração dele e, depois, pensar em como reduzir os gastos e avaliar a necessidade de renegociar contratos e buscar linhas de crédito para passar pela pandemia.
A especialista também fala que muitas empresas precisaram procurar novos canais de atendimento e até redimensionar o negócio como um todo. Por isso, ela reforça a necessidade de fazer avaliações constantes sobre a eficácia das medidas adotadas. “As pequenas e médias, em geral, trabalham com o caixa muito justo e algumas, às vezes, vivem até no cheque especial e, se antes da pandemia traçávamos metas e avaliávamos o resultado para o ano, com desdobramento mensal, agora, temos de pensar no resultado do mês, com desdobramento semanal. Isso é ainda mais importante para o comércio em uma cidade como São Paulo em que a abertura ou o fechamento das atividades impacta violentamente nos resultados”, explica Viviane.
No âmbito trabalhista, ela enxerga a implantação emergencial do home office e da jornada de trabalho reduzida a um ponto crítico para qualquer líder e gestor, o que exerce pressão grande sobre a saúde mental das pessoas. “Houve redução de jornada para muitos, mas nem sempre as atividades foram reduzidas na mesma proporção. Então é preciso recombinar os prazos, as entregas das atividades para não ficar inviável. [Para o futuro] não acredito nos extremos, que após o fim da pandemia teremos apenas o modelo de trabalho remoto ou presencial, mas nos [modelos] híbridos”, afirma Viviane.
De forma geral, Viviane entende que a pandemia deixou claro o perfil de empresa capaz de sobreviver a períodos como o que o País enfrenta. "Investir constantemente em melhorar o produto e em como atender o consumidor em conjunto com um caixa um pouco mais conservador garante que a empresa ultrapasse crises", diz.
Falconi Juntos
Para auxiliar os empresários que procuram por ajuda na pandemia, a Falconi criou um programa gratuito de mentoria para apoiar micros e pequenas empresas. A consultoria selecionou 50 entre os quase 150 inscritos na Falconi Juntos que receberam por quatro semanas atendimento realizado por dois consultores. Para a segunda etapa desse programa colocado em prática com voluntários da consultoria, a Falconi prevê ampliar o prazo da mentoria para seis semanas. As inscrições ainda serão abertas.
Inscreva-se no youtube.com/canalumbrasil.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/gestao-aliada-a-credito-pode-ser-a-unica-receita-de-bolo-do-momento
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Dia do Consumidor: dicas para impulsionar os negócios
Com planejamento, estratégias de descontos, incentivo ao PIX e uma operação bem preparada, é possível transformar a data em um sucesso
-
Turismo
Retomada da exigência de vistos do governo preocupa
EmpreendedorismoVai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
InternacionalFederação pleiteia medidas de abertura comercial
Recomendadas para você
-
Atacado
Segurança pública na capital: medidas pretendem reduzir roubos e furtos de carga
Conselho do Comércio Atacadista da FecomercioSP pleiteia medidas à Prefeitura de São Paulo
-
Turismo
Fim dos recursos do Perse e outros pontos de atenção para o Turismo
A reintrodução da exigência de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Austrália também poderá desestimular os visitantes
-
Inovação
Startups atraem investidores com tecnologia de ponta e inovações
É vantajoso investir nesses negócios, já que são os principais responsáveis pelas inovações no mercado
-
Varejo
Black Friday, mercado de trabalho aquecido e aumento de renda estimulam as vendas do varejo paulista em novembro
Faturamento do setor cresceu 11,1% em relação ao mesmo período de 2023, puxado pelos segmentos de vestuário e farmácias