Negócios
27/03/2020Ainda há nicho muito grande no Brasil para o mercado de pagamentos, diz diretora-geral do PayPal
Paula Paschoal frisa que existe um alto número de pessoas desbancarizadas
![Ainda há nicho muito grande no Brasil para o mercado de pagamentos, diz diretora-geral do PayPal](https://fecomercio.com.br/upload/img/2020/03/27/5e7e358f51418-dsc_7718.jpg)
A diretora-geral do PayPal no Brasil, Paula Paschoal
(Foto: Christian Parente)
*Esta entrevista foi gravada na primeira semana de março, antes do avanço dos casos de coronavírus no País e de seus efeitos sociais e econômicos. Todos os temas abordados e as análises sobre economia e negócios tratam do cenário anterior à crise.
O mercado de pagamentos tem mudado constantemente nos últimos tempos. A expectativa é de que as transformações sejam ainda maiores nos próximos três anos se comparadas à última década. É o que afirma a diretora-geral do PayPal no Brasil, Paula Paschoal, em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP.
Considerada uma das maiores empresas de pagamento online do mundo, o PayPal está presente em cerca de 200 países e em mais de 30 moedas diferentes, visando a facilitar a vida de quem vende (e sem nenhum custo para quem compra) em qualquer lugar do mundo.
Paula analisa, em conversa com a jornalista Juliana Rangel, que ainda há um nicho muito grande para o setor no Brasil, pois existe um alto número de pessoas desbancarizadas (entre 40 e 50 milhões), ou seja, que não está inserido no segmento bancário. “O brasileiro gosta muito de celulares em geral e passa, em média, cinco horas e meia no telefone por dia. Se conseguirmos bancarizar essa população, conseguimos acelerar mais essa adoção. Atualmente, temos em torno de 4 milhões e meio de usuários ativos que compram utilizando o PayPal em aplicativos ou e-commerce de um total de 70 milhões ativos no País.”
Veja também
Banco de bolso: oferta de serviços digitais já determina a dinâmica desse mercado, avalia Juliana Guimarães
Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, afirma Bernardo Piquet
Empresa tem o papel de ser agente de transformação social, diz Guilherme Leal
Uma das preocupações das empresas é saber se a pessoa é mesmo usuária de uma determinada conta ou não. Um dos diferenciais do PayPal, segundo Paula, é a eficiência na gestão de fraudes. “O céu é o limite no mundo mobile, e consigo saber por meio de tecnologias qual é o seu comportamento, com qual inclinação que você utiliza o seu dispositivo, a velocidade que digita e até o dedo mais utiliza. Usando 80 componentes, consigo saber em dois segundos se é você ou não. A agilidade na transação é muito importante”, ressalta.
Com a velocidade que a inovação chega ao Brasil, Paula é categórica em dizer que as lojas físicas estão cada vez mais se transformando em um ambiente de experiência. “Não existe uma guerra entre on e offline, é uma combinação de dois mundos buscando sempre a melhor experiência para o cliente. As lojas têm se transformado cada vez mais, e é o que vai acontecer em um ritmo cada vez mais rápido.”
Ainda existem muitos serviços que são acostumados a serem pagos com dinheiro físico ou cartão de crédito e que têm migrado rapidamente para aplicativos móveis, como a utilização de táxi e transportes em geral e o pagamento em postos de gasolina. “São oportunidades como essa que vejo com bastante otimismo para os pagamentos online. Quem muda para melhor, muda muito rápido”, comenta.
Eleita pela Forbes Brasil como uma das 40 mulheres mais poderosas em 2017, Paula Paschoal também analisa sobre a importância de os cargos de chefia serem ocupados por mulheres e de as empresas terem espaço para perfis diversos, independentemente de gênero, raça e orientação sexual. “As empresas têm cada vez mais se movimentado, não dá para generalizar, mas há uma preocupação. Muito além do trabalho, é pensar todo dia como devolvo a oportunidade que tive para a sociedade, para as mulheres poderem ser o que quiserem”, finaliza.
Faça parte
Se você tem interesse no debate político e econômico e na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/https-youtu-be-hlu59iryfag
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Empresas devem se adaptar às mudanças do Comércio
CEO da Sorvetes Rochinha explica as estratégias de adaptação e de expansão de mercado
-
Empreendedorismo
Prepare o seu negócio para as datas comerciais do segundo semestre
AtacadoSaiba como aplicar a Inteligência Artificial para impulsionar os negócios
Comércio EletrônicoIsenção de até US$ 50 prejudica pequenos comerciantes
Recomendadas para você
-
Inovação
Cibersegurança preocupa as Pequenas e Médias Empresas
Ataques cibernéticos a pequenos e médios negócios crescem no País; em paralelo, governo discute Estratégia Nacional de Cibersegurança, observada por entidades do setor, como a FecomercioSP
-
Atacado
Combate ao roubo de cargas pode reduzir custos no Comércio
Segundo especialista, informação, tecnologia e colaboração entre empresas e autoridades são essenciais para prevenir crimes, equalizar gastos e manter a cadeia de suprimentos
-
Serviços
Demandas de Serviços são entregues ao novo presidente da frente parlamentar do setor
Documento foi entregue na reunião do conselho, que também abordou a modernização do Estado brasileiro