Economia
10/02/2023Superação da pobreza ultrapassa transferência de renda e demanda mais sensibilidade e proximidade por parte do Estado
Economista destaca que a pobreza tem causas diferentes dentro do ambiente familiar e dá sugestões do que poderia ser feito
A despeito do comprometimento para erradicar a pobreza no Brasil, o esforço não tem surtido efeito para a redução da desigualdade. A opinião é de Laura Muller Machado, economista e professora no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), nesta quinta e última gravação da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
“Existe diferença entre aliviar e superar a pobreza. O alívio é a primeira etapa para que a pobreza seja superada. Contudo, a autonomia destas pessoas envolve um trabalho mais delicado e de proximidade do Estado, algo que vá além da transferência de renda”, explica Laura.
CONFIRA MAIS ENTREVISTAS DO UM BRASIL
Na conversa com Mônica Sodré, a economista destaca que a pobreza tem causas diferentes dentro do ambiente familiar e dá sugestões do que poderia ser feito caso o Brasil tivesse um projeto como o Puentes, um programa chileno integrado com o objetivo de combater a extrema pobreza e a exclusão social.
Laura ainda explica que a pobreza pode estar presente numa família formada por uma mãe que não pode trabalhar porque os filhos não têm acesso a creche, ou em um lar onde os cuidados em período integral que um idoso exige impossibilitam o responsável de gerar renda. Entretanto, ela ressalta que ainda há muitos outros motivos, como a demanda por requalificação profissional para o retorno ao mercado de trabalho.
“A ideia é ter um agente que entenda e retire o impedimento da pobreza com o que o governo tem a oferecer a essa família. Quando o serviço para essa retirada não estiver disponível, que esse agente faça a solicitação de abertura de um novo serviço público”, destaca Laura, que ainda critica: “Temos formas e tecnologia para identificar e encontrar esta população. O Estado tem de ser ativo, e não passivo, e ir atrás de quem são essas pessoas e socorrê-las primeiro.”
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/superacao-da-pobreza-ultrapassa-transferencia-de-renda-e-demanda-mais-sensibilidade-e-proximidade-por-parte-do-estado
Notícias relacionadas
-
Mercado
Projeções de vendas do Dia das Crianças estão em alta
Valor, que representa expansão em comparação ao mesmo período de 2023, reflete cenário econômico estável
-
Brasil
Elevação da Selic preocupa o Bacen com excesso de demanda
BrasilInflação, gastos e eleição dos EUA geram aumento da Selic
MercadoÂnimo dos empresários com vendas do final do ano cresce
Recomendadas para você
-
Modernização do Estado
Reunião Plenária: Maílson da Nóbrega analisa cenário global
Resiliência e capacidade para realizar reformas são fundamentais para o Brasil superar a instabilidade
-
Brasil
No Brasil, profissões ligadas à tecnologia cresce até 740% em dez anos
Estudo produzido pela FecomercioSP mostra impacto da digitalização da economia sobre o emprego
-
Modernização do Estado
FecomercioSP convoca empresariado para assinar a carta aberta
Em evento no Sescon-SP, Entidade reforça a relevância da modernização do Estado e apresenta medidas
-
Brasil
Banco Central precisa observar inflação ou aquecimento da demanda para definir Selic
Para a FecomercioSP, a taxa será influenciada por dados de preços, desemprego em queda e alta de renda