Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Comércio da Baixada Santista espera crescer até 20% na Copa do Mundo

Santos e Guarujá hospedarão as seleções do México, Costa Rica e Bósnia

Ajustar texto A+A-

Comércio da Baixada Santista espera crescer até 20% na Copa do Mundo

A Baixada Santista, no litoral do Estado de São Paulo, hospedará três seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. A cidade de Guarujá receberá o time da Bósnia e Herzegovina, enquanto Santos ficará responsável por recepcionar as equipes do México e da Costa Rica. As seleções utilizarão as estruturas do Estádio Municipal Antônio Fernandes, Centro de Treinamento Rei Pelé e Vila Belmiro, respectivamente. A previsão é de que o período de hospedagem irá atrair não só os jogadores e as equipes técnicas das seleções, mas também cerca de 10 mil turistas em Santos e 5 mil no Guarujá, que circularão pelas cidades durante o período da Copa.
 
Esse movimento de visitantes deve beneficiar diretamente o comércio da região, que estipula um crescimento de 15% a 20% nas vendas do período se comparado ao mesmo intervalo de tempo do ano passado, de acordo com dados do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, como indica o gerente administrativo, Marco Antônio Guimarães. "Como esse é um evento atípico para a região, nunca passamos por isso, a Baixada Santista está com uma expectativa muito boa para aumentar as vendas. Pro isso, o comerciante se preparou para receber bem o turista", indica.
 
De acordo com Guimarães, o setor investiu no inglês para os atendentes se comunicarem com os visitantes estrangeiros, além de ter realizado ações estratégicas para atrair consumidores, como vitrinismo com temática da Copa.
 
As cidades também passaram por alguns cuidados para receber as seleções e turistas. Santos, por exemplo, não precisou realizar obras de infraestrutura, de acordo com a secretaria de Turismo, mas vai aproveitar a ocasião para inaugurar o Museu Pelé, no dia 15/6. Edson Arantes do Nascimento, considerado o rei do futebol, é ainda uma lembrança viva para os que se recordam da atuação do jogador na Copa de 70, realizada no México, quando o Brasil foi tricampeão. Para a cidade, será um marco divisório do turismo, que espera ganhar visibilidade internacional com o espaço. O Museu terá a exposição inaugural "4 Copas e 1 Rei". 
 
A secretaria ainda indicou que nos últimos dez anos a cidade já havia investido em melhorias, como a instalação de seis Postos e Informações Turísticas com recepcionistas bilíngues e material informativo em português, espanhol e inglês. Santos também conta com sinalização turística viária e rota de pedestres no Centro Histórico com informações em dois idiomas. A cidade ainda possui a Linha Turística do Bonde, ligando o centro histórico da cidade à praia, o Orquidário, o Aquário, o Teatro Coliseu e a Bolsa do Café.
 
Já a cidade que recepcionará a Bósnia contou com o Comitê Pró-Guarujá da Copa do Mundo para cuidar dos preparativos. Entre eles, a reforma do Estádio Municipal Antônio Fernandes e o treinamento dos profissionais do comércio para receber os turistas.
 
Santos e Guarujá ainda elaboraram guias turísticos para indicar passeios aos turistas. Um dos roteiros, inclusive, não se restringe às cidades do litoral paulista que recepcionarão as três seleções, mas também sugere locais turísticos nas nove cidades da Baixada Santista. Os guias estarão disponíveis pelas cidades, em hotéis e estabelecimentos comerciais.
 
A expectativa da região não é se limitar a receber bem os turistas no período da Copa, mas proporcionar uma boa experiência para que os visitantes retornem mais vezes. "A ideia é que esse pessoal leve nossas cidades na memória e indiquem como um belo passeio turístico e torne-os como referência", espera o gerente administrativo do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. A calorosa recepção dada a seleção mexicana, que chegou à Santos neste sábado (7), comprova o panejamento: o ônibus foi cercado por torcedores de todas as idades, com bandeirinhas e saudações carinhosas aos jogadores. 

Fechar (X)