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Imprensa

Comércio varejista da região de Ribeirão Preto registra queda em todas as atividades pesquisadas em fevereiro

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São Paulo, 29 de maio de 2015 – O comércio varejista da região de Ribeirão Preto faturou R$ 2,2 bilhões em fevereiro de 2015, 8,3% inferior ao mesmo período do ano passado.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

Todas as nove atividades pesquisadas registraram queda em relação a fevereiro de 2014. O mau desempenho do segmento de concessionárias de veículos (-23,4%) foi determinante para o resultado geral, com impacto negativo de 3,3 pontos percentuais. O setor de outras atividades (-6,3%) também colaborou com a queda e contribuiu com -1,5 p.p. no resultado geral.

Desempenho estadual

O faturamento do comércio varejista paulista caiu 5,4% na comparação com o mesmo período em 2014. A receita mensal de vendas alcançou R$ 41,8 bilhões, cerca de R$ 2,4 bilhões abaixo do resultado registrado em janeiro do ano passado.

Para a assessoria econômica da Entidade, os dados da movimentação do comércio paulista além de confirmarem as estimativas de permanência do ciclo negativo de vendas que marcou o ano passado, apontam para o agravamento dessa tendência. Com exceção feita ao setor de supermercados – que apresentou alta de 1,1% – a queda foi generalizada e ocorreu em oito das nove atividades pesquisadas, indicando que a retração nas vendas tende a permanecer ao longo do ano e que os índices podem apresentar níveis ainda mais baixos.

Os setores que lideram os resultados negativos são o de lojas de móveis e decoração (-19,9%); o de concessionárias de veículos (-18,2%); o de lojas de vestuário, o de tecidos e calçados (-14,5%) e o de materiais de construção (-10,0%). As somas desses números respondem por 4,9 pontos porcentuais da queda total de 5,4%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o recuo significativo do setor de vestuário mostra que os tradicionais períodos festivos, que incluem promoções e liquidações pós-Natal, não surtiram efeito positivo este ano, o que denota a preocupação dos consumidores sobre seus gastos.

Perspectivas para 2015

O aumento progressivo da inflação, o desaquecimento generalizado das atividades, a alta dos juros, a piora nos indicadores de emprego e renda, somados à instabilidade política, devem manter baixa a confiança dos consumidores e, consequentemente, comprometer o desempenho do varejo paulista, que, segundo estimativas da FecomercioSP, deve registrar queda de 1% das vendas no primeiro semestre e de 2% em 2015.

Nota metodológica

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).

Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

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