Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Deflação em julho: queda do IPCA é alívio momentâneo ou virada contra a inflação?

“Economix” também analisa os desempenhos do varejo e dos serviços no segundo trimestre

Ajustar texto A+A-

Deflação em julho: queda do IPCA é alívio momentâneo ou virada contra a inflação?
IPCA teve deflação de 0,68% em julho, a maior queda da série histórica (Arte/Tutu)

Em julho, a inflação, enfim, deu um alívio para a economia brasileira: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda de 0,68%, a maior de toda a série histórica, iniciada em 1980. Além disso, no período de 12 meses, o indicador avançou 10,07%, abaixo dos 11,89% observados no acumulado até o mês anterior.

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (12) avalia se a deflação registrada em julho se trata de um efeito momentâneo ou uma virada na batalha contra a pressão dos preços.

Ainda no que diz respeito ao cenário nacional, o episódio analisa os desempenhos do varejo (-1,4%) e dos serviços (0,7%) em junho, bem como os ritmos destes setores no segundo trimestre.

A inflação também é assunto do bloco internacional, com destaque para o arrefecimento do indicador de preços ao consumidor dos Estados Unidos, que caiu, no acumulado de 12 meses, de 9,1%, em junho, para 8,5%, em julho.

Na China, por outro lado, a taxa anualizada subiu para 2,7%, em julho, atingindo o maior nível em dois anos. No entanto, apesar da alta, a inflação se mantém abaixo das previsões dos analistas.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)