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01/02/2015Famílias paulistanas tendem a consumir menos em 2015
Indicador da FecomercioSP aponta queda de 12,9% na intenção de compra dos paulistanos em relação a janeiro de 2014
São Paulo, 02 de fevereiro de 2015 – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fechou o mês de janeiro com 108,6 pontos, queda de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando alcançou 124,8 pontos. Já na comparação mensal, ficou praticamente estável (- 0,1%). O resultado desse mês, de acordo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), demonstra que todos os itens que compõem a pesquisa tiveram os resultados mais baixos para o mês de janeiro desde 2010, início da série histórica.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, dois itens que compõem o índice se destacam com a pior pontuação da série histórica: Emprego atual – que ficou com 121,7 pontos (queda de 6,8% em comparação com janeiro de 2014); e Perspectiva de consumo, cuja queda foi de 25,3%, com 96,8 pontos. Esse resultado sinaliza um menor consumo das famílias nos próximos meses, em razão de uma queda no otimismo quanto à situação profissional, uma vez que os entrevistados não sentem estabilidade no emprego.
Os itens Acesso ao Crédito (124,9 pontos) e Momento para duráveis (83,5 pontos) também seguiram tendência de retração ao registrarem respectivamente, queda de 1,3% e 1% em relação a dezembro. Este resultado mostra que as famílias estão priorizando bens essenciais como alimentação e produtos de farmácia, em detrimento de compras como geladeira, fogão e televisão, o que indica mau momento para a aquisição dos bens duráveis.
Ainda em relação a dezembro, alguns componentes da pesquisa apresentaram melhoria: Renda atual, que teve alta de 6,9% e atingiu 130,4 pontos, o mais bem avaliado entre os itens do estudo. Já o nível de Consumo Atual teve crescimento de 4,3% – no entanto, ainda permaneceu com 87,3 pontos. A melhora se deve à entrada do 13º salário, que incentivou o consumidor às compras durante o período do Natal.
Para a Federação, a expectativa para os próximos meses de 2015 é de que o índice permaneça em queda devido aos reajustes de energia, IPTU, transporte público, custos que pesam diretamente no bolso do consumidor e afetam o poder de compra das famílias.
Nota metodológica
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório e acima de cem pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.
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