Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP e Receita Federal fortalecem cooperação para facilitar comércio exterior

Richard Neubarth, delegado da alfândega do órgão, conversou com empresários na mais recente reunião do Conselho de Relações Internacionais da Federação

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Receita Federal fortalecem cooperação para facilitar comércio exterior
Rubens Medrano destacou que a FecomercioSP busca junto ao Poder Público facilitar a rotina de importadores e exportadores (Arte: TUTU)

Dando sequência ao seu histórico trabalho de estímulo às empresas para a exportação e para a importação, a FecomercioSP busca dialogar com a Receita Federal mostrando a necessidade de modernização e melhorias de processos e plataformas para garantir agilidade no fluxo do comércio internacional. Esse trabalho de cooperação entre a Receita Federal e o poder privado no comércio exterior foi fortalecido com o contato entre Richard Neubarth, delegado da Alfândega da Receita Federal, e empresários do setor, na última segunda-feira (15), em reunião do Conselho de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“É cada vez mais importante a interação entre os poderes Público e o Privado, com iniciativas pensadas juntas. Não adianta inovar sem saber do impacto de determinada mudança para a iniciativa privada. Por isso, procuramos trabalhar juntos em caso de alterações em termos de sistema e de legislação para que os impactos sejam positivos”, afirmou Neubarth.

O convidado ressaltou que o Porto de Santos é tradicionalmente o principal porto do país em valores de cargas movimentadas, responsável historicamente por no mínimo 25% do comércio exterior brasileiro. Esse valioso papel exige da Receita Federal a modernização de processos para garantir segurança e agilidade no fluxo do comércio internacional. 

Rubens Torres Medrano, vice-presidente da Federação e presidente do Conselho, destacou que a FecomercioSP busca junto aos poderes públicos facilitar a rotina dos importadores e exportadores, assim como incentivar os pequenos empreendedores a ingressar no comércio internacional. “É de suma importância levar esse conhecimento para empresários que objetivam exportar ou importar, pois o comércio exterior abre um leque de oportunidades. E é de interesse da Federação aumentar o número de empresas que participam desses fluxos”, afirma Medrano.

Segurança e agilidade

No quesito segurança e agilidade, Neubarth destacou as ações realizadas recentemente para atender esse objetivo e que interessam às empresas: 

*Declaração simplificada de Importação selecionada por gerenciamento de risco - utilizado para bagagens desacompanhadas;
 *Declaração de Trânsito, DTA Pátio, sem intervenção da Receita Federal;
 *Novos equipamentos de inspeção não invasiva;
 *Disponibilização de documento de verificação da carga para as ações de vigilância e repressão.

Ele citou ainda os escâneres de contêineres como algo que ajuda muito na verificação das cargas. O custo é menor do que o da abertura de uma carga, gerando ganho em segurança e em agilidade por causa da acertada análise de imagens. “No começo, o custo dos escâneres foi questionado, mas, atualmente, outros países estão copiando o Brasil no escaneamento de carga em escala”, disse o delegado da Receita Federal.

“O aduaneiro continua garantindo a segurança de forma ampla, e a agilidade também tem grande importância porque cada hora da mercadoria parada no porto é um custo agregado a essa mercadoria que faz o País perder em competitividade”, concluiu.

Saiba mais

Para saber mais sobre assuntos como este, conheça as ações do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP.

Apoio ao comércio internacional

Trabalha com importação e/ou exportação ou deseja internacionalizar a sua empresa? Clique aqui e conheça as soluções oferecidas pela Fecomercio Internacional.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)