Imprensa
13/07/2014Intenção de consumo cai na cidade de São Paulo pelo quarto mês seguido em junho
Indicador da FecomercioSP recuou 2,5% aos 110,8 pontos, atingindo novo recorde negativo em série de pesquisas iniciada em agosto de 2009
São Paulo, 14 de julho de 2014 - Os paulistanos ficaram menos interessados em ir às compras na passagem de maio para junho. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), revelou que o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 2,5%, fechando em 110,8 pontos mês passado. Na comparação com junho de 2013, a queda foi de 15,1%.
Para os economistas da FecomercioSP, as altas taxas de inflação têm pressionado insistentemente o orçamento doméstico. Além disso, o temor em relação ao futuro - provocado pelo crescimento mais modesto da renda - e a geração de empregos contribuem para segurar o consumo dos paulistanos. A falta de água em alguns bairros e a ocorrência recente de paralisações no transporte público (ônibus e metrô) também são fatores que justificam o mau humor atual das pessoas que vivem na capital paulista.
De todas as categorias que fazem parte do indicador, apenas Acesso ao crédito avançou de maio para junho (0,9%), atingindo os 133,7 pontos. Por outro lado, a avaliação de Momento para duráveis foi a que mais caiu (-8,3%), aos 87,5 pontos, seguida pelo recuo de 3,8% da Perspectiva de consumo, com os 103,8 pontos registrados em junho. O Nível de consumo atual apresentou diminuição de 0,5% no período, batendo os 86 pontos - pior pontuação entre as variáveis do ICF.
O desaquecimento do mercado de trabalho, identificado nas últimas pesquisas sobre o tema, também pode ser apontado como motivo para as baixas nos quesitos Emprego atual (-1,5%, aos 125,9 pontos), Renda atual (-2,3%, para os 126,9 pontos) e Perspectiva profissional (-2,9%, aos 112 pontos).
Nos próximos meses, a expectativa da Federação para o indicador é que a tendência de declínio deva continuar na medida em que não se percebe sinais de melhoria do cenário econômico brasileiro para o curto prazo, além de uma "ressaca" após a Copa do Mundo de Futebol.
Nota Metodológica
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório e acima de cem pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, sendo, portanto, uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/intencao-de-consumo-cai-na-cidade-de-sao-paulo-pelo-quarto-mes-seguido-em-junho