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Imprensa

Paulistanos diminuem interesse em compras em março

Fim de liquidações e manutenção da inflação em patamares altos, que impacta poder de compra dos consumidores, foram as principais causas para recuo de indicador da FecomercioSP

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São Paulo, 7 de abril de 2014 - Após avançar 0,5% entre janeiro e fevereiro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo caiu 2%, ao atingir os 122,9 pontos em março. No comparativo anual, com março do ano passado, o recuo do indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) foi ainda mais significativo, ao constatar uma variação de -5,2%.
 
Entre as justificativas para a redução do interesse de compras pelos consumidores está o término do período de promoções de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no começo do ano. Em relação ao mês anterior, o item Momento para duráveis apresentou queda de 9,7%. Outra razão importante seria, de acordo com a área econômica da Entidade, a permanência da inflação em níveis elevados, comprometendo o orçamento das famílias para novas aquisições de produtos e contratação de serviços. Por isso, Renda atual recuou 6,2% de fevereiro para março. Também variaram negativamente os itens relacionados ao trabalho dos paulistanos: Perspectiva profissional (-1%) e Emprego atual (-0,7%). O comportamento de três itens impediu uma redução do índice ainda maior. No período, foram constatadas altas em Perspectiva de consumo (0,4%), em Acesso ao crédito (0,6%) e em Nível de consumo atual (5%).
 
Quando analisadas por faixas de renda, as famílias com até dez salários mínimos mensais tiveram indicador de 121,9 pontos, abaixo dos 125,8 pontos registrados para as famílias com mais de dez salários mínimos por mês. Tal situação não acontecia há dez meses. Em vez de significar uma reversão de tendência, também nesse caso - segundo a área econômica da FecomercioSP - justifica-se pelo fim das liquidações no varejo, que impacta fortemente as famílias de menor renda.
 
Nos próximos meses, a expectativa da Federação, diante de um cenário complicado devido à pressão de preços e de juros em alta, a tendência para o ICF é negativa, com aproximação da menor pontuação histórica, de 120,3 pontos, registrada em agosto de 2009.
 
Nota Metodológica
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.
 

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