Economia
13/09/2016Vendas no interior de São Paulo puxam alta do varejo em junho
Enquanto na Grande São Paulo setor se expandiu 0,4%, alta no interior foi de 4,1% no comparativo com o mesmo mês de 2015

Vendas nas farmácias têm contribuído para puxar o resultado do varejo paulista
(Arte/TUTU)
A elevação nas vendas do comércio varejista paulista em junho - de 2,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado – foi puxada pelo desempenho do setor no interior do Estado de São Paulo.
Dividindo o território paulista em dois grupos, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composta pela Capital, ABCD, Guarulhos e Osasco, teve leve alta no último mês do primeiro semestre, de 0,4%, enquanto que no interior, todas as outras regiões, incluindo o litoral, as vendas do varejo cresceram 4,1%, no comparativo com junho de 2015.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Outro dado interessante é que no acumulado do primeiro semestre deste ano as vendas do comércio varejista registraram alta de 1% no interior paulista. Por outro lado, na Região Metropolitana houve queda de 4,4% no mesmo período.
No acumulado em 12 meses, ambas regiões tiveram resultados negativos. Contudo, a contração na RMSP foi de 6,9%, mais profunda do que a queda registrada no interior, de 4%.
No interior, seis das nove atividades varejistas analisadas tiveram resultado positivo em junho deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. O que vem puxando a alta no comércio são as vendas de supermercados, farmácias e outras atividades (em grande parte, a venda de combustível para veículos).
O interior de São Paulo tem uma pulsante produção agrária. Com o real desvalorizado e os preços de algumas commodities em elevação, essas indústrias colhem ganhos com a melhora do mercado externo. Dessa maneira, é possível que as empresas continuem investindo e mantendo o quadro de funcionários, o que permite o crescimento do consumo na região.
O leve aumento de 0,4% do varejo na Região Metropolitana aconteceu após três significativas retrações (-6,1%, -7,5% e -7,2%). Também vale destacar que, em junho, a maioria dos setores (cinco de nove) oscilou positivamente.
Esse pode ser um sinal de reversão de tendência, até porque as outras atividades passam a crescer após um longo ciclo em que os setores básicos (supermercados e farmácias) eram os únicos a se manter no azul.
De maneira geral, como a economia paulista tem um peso importante sobre o dado nacional, o crescimento do varejo no Estado deve trazer efeitos positivos para a recuperação econômica do País.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/vendas-no-interior-de-sao-paulo-puxam-alta-do-varejo-em-junho
Notícias relacionadas
-
Sindicatos
Simpósio Sincomavi vai colocar o cliente ‘no centro do jogo’
Conteúdo da programação foi produzido especialmente para empresas do varejo
-
Sindicatos
FecomercioSP e Sincofarma alertam empresas do varejo para um cenário econômico desafiador em 2025
EconomiaVendas do varejo paulista crescem 9,3% em 2024 e atingem R$ 1,4 trilhão, maior cifra da história
NegóciosOito dicas infalíveis para impulsionar os negócios