Sustentabilidade
18/02/2022ESG é a transformação para que as empresas continuem existindo no futuro
André Carvalhal, escritor e consultor em marketing, diz que adoção de práticas sustentáveis motivadas pela questão financeira não devem ser vistas de forma negativa
![ESG é a transformação para que as empresas continuem existindo no futuro](https://fecomercio.com.br/upload/img/2022/02/17/620e44c59b6d0-andre_carvalhal_fecomercio_um_brasil.jpg)
André Carvalhal conta que é procurado por empresas que querem implementar práticas sustentáveis
(Foto: Francisco Cherchiaro)
As empresas da atualidade precisam passar por uma transformação da qual não podem se esquivar se quiserem continuar existindo no futuro. De acordo com André Carvalhal, escritor, consultor em marketing e designer para sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente, as ações sociais e a aderência a condutas exemplares de governança – práticas condensadas na sigla ESG – se tornaram questão de sobrevivência no mundo empresarial.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, Carvalhal afirma que a pauta ESG está avançando, principalmente no âmbito das grandes empresas, por causa do quesito financeiro.
Confira mais entrevistas do UM BRASIL
Mesmo moralmente aceita, diversidade ainda precisa mostrar retorno financeiro
Empresa estará “fora do jogo” se não der importância ao social do ESG
Descarbonização e fim do desmatamento são dois pilares fundamentais no combate à mudança do clima
“Hoje, a Bolsa valoriza este tipo de negócio, e o mercado financeiro está cada vez mais atento a isso. E eu sou procurado por empresas que me falam isso declaradamente: ‘O meu acionista espera que eu implante políticas de sustentabilidade’”, conta o escritor, autor de quatro livros nas áreas de Moda, Comportamento e Sustentabilidade.
De acordo com Carvalhal, as empresas perceberam que ações de preservação ambiental, inclusão social e de governança se tornaram um pilar fundamental para a perpetuação dos negócios.
“A primeira onda do discurso de sustentabilidade era muito sobre preservar os golfinhos, as tartarugas. Depois, preservar as pessoas, os seres humanos. Agora, o discurso é sobre preservar as empresas, dar sustentabilidade a elas”, diz o consultor.
Na avaliação de Carvalhal, a motivação financeira por trás da pauta ESG não deve ser vista de forma negativa, pois, sem isso, dificilmente seriam envidados os mesmos esforços.
“Vejo que, quando bate no bolso, a vontade de transformar acaba ganhando mais fôlego”, diz. “Não acho que isso seja necessariamente ruim, porque se isso motivar mudanças verdadeiras, profundas e estruturais, que bom que existe uma motivação”, complementa.
De todo modo, Carvalhal, receoso de que ações ESG se tornem modismo, salienta que é preciso reconhecer e valorizar os negócios verdadeiramente comprometidos com o movimento, o qual é capaz de construir uma sociedade mais inclusiva e atenta ao modo como utiliza os recursos naturais.
“Adoraria que tivesse sido pelo amor, mas pelo menos estamos vendo as mudanças acontecerem. Agora, precisamos identificar a verdade destas transformações. O ruim é quando vira moda. No meio disso, vemos muito oportunismo e greenwashing [maquiagem verde]”, destaca o escritor.
Assista à entrevista na íntegra e se inscreva no Canal UM BRASIL no YouTube.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/esg-e-a-transformacao-para-que-as-empresas-continuem-existindo-no-futuro
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Metade do comércio da capital paulista já adota alguma prática de economia circular
Ações auxiliam varejo a reduzir desperdícios e a promover ciclos de vida mais longos aos produtos
-
Sustentabilidade
Economia circular requer sustentabilidade e modernizações
SustentabilidadeComo realizar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos
SustentabilidadeComo fazer o descarte adequado de baterias automotivas?
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Agenda Verde: os impactos ligados aos PLs de Energia
Veja debate sobre projetos de contenção do encarecimento de contas, H2V e geração energética offshore
-
Sustentabilidade
Como realizar o descarte adequado de lâmpadas
Alto consumo de lâmpadas reforça a importância da atuação sustentável das empresas e dos consumidores por meio da Logística Reversa
-
Sustentabilidade
Metade do varejo paulistano sofreu algum impacto climático
Ainda assim, 7 em cada 10 empresas não contam com medidas para reduzir a emissão de gases; FecomercioSP lança Agenda Verde com prioridades de desenvolvimento sustentável
-
Sustentabilidade
Por que os eventos climáticos estão mais frequentes?
Investir em medidas corretivas imediatas, preventivas e mais criativas parecem necessárias