Negócios
23/08/2019Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, afirma Bernardo Piquet
Segundo o sócio da fintech Stone, varejistas ainda veem soluções financeiras como “mal necessário”

“Autenticidade e empatia são dois pilares importantes na construção da confiança", frisa Bernardo Piquet
(Foto: Christian Parente)
A demanda por serviços financeiros no Brasil, principalmente nas regiões interioranas, é grande, mas, para que as soluções sejam aceitas, é necessário quebrar o paradigma da desconfiança que varejistas e consumidores têm em relação ao setor, avalia o sócio e chefe de políticas públicas da Stone, Bernardo Piquet.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), ele conta que a Stone, fintech de soluções financeiras para o varejo, conseguiu crescer ao criar um “elo de confiança” para “transformar a vida do pequeno e médio varejista”.
Veja também
Empresa tem o papel de ser agente de transformação social, diz Guilherme Leal
O Brasil atual não cabe no PIB, afirma Paulo Rabello
Agenda da produtividade precisa integrar abertura comercial e melhoria da infraestrutura, diz Henrique Meirelles
“A partir do momento que decidimos ir à rua, começar a oferecer os nossos serviços e interagir com os clientes em potencial, [percebemos que] havia uma desconfiança muito grande com os serviços financeiros de pagamento, uma falta de entendimento e conhecimento, e [os clientes] não estavam conseguindo olhar aquela oferta como uma oportunidade de fazer os negócios crescerem”, relata. “Eles enxergavam quase como um mal necessário. Tivemos de quebrar esse paradigma da desconfiança”, complementa.
Segundo Piquet, a empresa ganhou credibilidade ao se pôr à disposição do cliente para elucidar dúvidas e resolver dificuldades. Hoje, 86% dos casos são resolvidos em uma ligação, cujo tempo de espera para ser atendido não passa de quatro segundos.
“Autenticidade e empatia são dois pilares importantes na construção da confiança. Soma-se a isso um produto que, de fato, atenda à necessidade do cliente, que resolva um problema. Assim, você tem, na minha leitura, um primeiro vínculo de relação de confiança. E você o preserva ao longo do tempo com consistência e recorrência nas entregas”, sintetiza o empresário.
Diante do crescimento da Stone no mercado de maquininhas de pagamento, Piquet comenta que, mais do que se apegar a números, a empresa pensa no cliente. “As conversas do dia a dia da companhia são 100% voltadas a saber como fazemos para resolver a vida do empreendedor médio brasileiro”, ressalta.
A entrevista é parte de uma série fruto de parceria do UM BRASIL com a Brazilian Student Association (BRASA). Confira a íntegra a seguir:
Inscreva-se no youtube.com/canalumbrasil.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/setor-financeiro-precisa-quebrar-o-paradigma-da-desconfianca-afirma-bernardo-piquet
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Varejo
Lojas de roupas e mercado automotivo puxaram varejo paulista no primeiro trimestre
EmpreendedorismoCNPJ Alfanumérico: o que muda com o novo formato?
TurismoFederação fornece dados econômicos para a elaboração de políticas públicas do setor
Recomendadas para você
-
Turismo
Golpes digitais desafiam segurança no setor de Turismo
Conselho da FecomercioSP discute efeitos das fraudes online e cobra mais agilidade das plataformas para proteger empresas e consumidores
-
Turismo
FecomercioSP firma acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Parceria visa ao intercâmbio de informações econômicas relacionadas ao Turismo, especialmente no segmento de hotelaria
-
Turismo
Turismo mantém ritmo forte e desafia cenário macroeconômico
Conselho da FecomercioSP reúne dados, análises e propostas estratégicas para orientar o setor
-
Turismo
Setor turístico busca novas estratégias para reter talentos e atrair jovens profissionais
Especialista destacou práticas inovadoras de gestão de pessoas e os desafios de imagem da área junto às novas gerações