Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Veja o que pode causar o cancelamento do MEI

Não fazer a declaração anual de faturamento é uma das razões; conheça todas

Ajustar texto A+A-

Veja o que pode causar o cancelamento do MEI
É importante ficar atento a todas as regras, porque o cancelamento do MEI é irreversível (Arte: TUTU)

Em 31 de maio, acabou o prazo para a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN) dos Microempreendedores Individuais (MEIs) referente ao ano-calendário de 2022. Quem não entregou deverá pagar multa de R$ 50; caso a quitação seja feita em até 30 dias, haverá redução de 50% — ou seja, R$ 25. Até mesmo aqueles não tiveram faturamento ou que deram baixa no MEI devem realizar a declaração.

Vale lembrar que a não entrega da declaração anual é um dos motivos que podem levar ao cancelamento do MEI após 12 meses, independentemente de qualquer notificação.

Outros fatores também podem cancelar o MEI:

  • não pagar o DAS por 12 meses consecutivos;
  • tornar-se titular ou sócio de outra empresa, já que o MEI não pode ter outro CNPJ;
  • ultrapassar o limite de faturamento anual, situação em que deve ser feita a migração de MEI para microempresa;
  • não registrar os funcionários ou tentar registrar mais de um colaborador — o MEI pode ter apenas um funcionário.

É importante ficar atento a essas regras, porque o cancelamento do MEI é irreversível. A norma prevê que o CNPJ ficará suspenso por um prazo de 90 dias, e nas ausência dos pagamentos, o cancelamento definitivo é efetivado.

Após o cancelamento do MEI, haverá a baixa da inscrição do empreendedor no CNPJ; baixa das inscrições nas administrações tributárias estaduais e municipais; e o cancelamento de alvarás e licenças concedidos. Assim, se o MEI desejar continuar a atividade profissional, deverá abrir um novo MEI. Vale lembrar que as dívidas e obrigações anteriores não são excluídas e serão cobradas em processo administrativo e/ou judicial. 

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)