Negócios
26/11/2021Ambiente digital ainda é pouco aproveitado por pequenos empreendedores
Gerente de Marketing do Google Brasil, Christiane Silva Pinto diz que negócios menores deixam de usar até mesmo ferramentas gratuitas

Empresa sem presença digital está perdendo oportunidades, diz Christiane Silva Pinto
(Foto: Lu Aith)
Focadas em estabelecimentos físicos, as pequenas empresas ainda perdem muitas oportunidades por falta de conhecimento sobre as ferramentas e os recursos que podem potencializar os negócios no ambiente digital. A despeito de a pandemia ter acelerado a digitalização dos empreendimentos, o desconhecimento sobre soluções disponíveis na web, inclusive as gratuitas, ainda impera entre os pequenos empreendedores. É o que diz a gerente de Marketing do Google Brasil, Christiane Silva Pinto.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, Christiane indica que, como muitas pessoas aderem ao empreendedorismo por necessidade – isto é, por não conseguirem um emprego formal –, o espaço digital, do ponto de vista dos negócios, ainda “é bastante imaturo” no Brasil.
Veja mais entrevistas do UM BRASIL
Empreendedorismo de impacto social também é sobre dinheiro
Empresa estará “fora do jogo” se não der importância ao social do ESG
Ambiente do dinheiro também é um território feminino, afirma Ana Fontes
“O pequeno e o microempreendedor, muitas vezes, pensam a presença digital do negócio a partir de um ponto de vista muito pessoal”, pontua, ressaltando a falta de estratégia profissional. “[Com isso,] acabam perdendo muitas oportunidades no digital por causa deste desconhecimento, desta falta de informação”, acrescenta.
Na entrevista, que faz parte da série UM BRASIL e BRASA EuroLeads – um novo olhar sobre o Brasil, com apoio da Revista Problemas Brasileiros (PB), a gerente do Google no País também salienta que as pequenas empresas, mesmo quando possuem plataformas na internet ou perfis nas redes sociais, deixam passar ferramentas gratuitas capazes de atrair novos clientes e de conectá-las com o público consumidor.
Além disso, Christiane destaca que a pandemia fez o consumidor se familiarizar com as compras pela internet e, consequentemente, reavaliar as eventuais saídas de casa. Segundo ela, no Brasil, 90% dos internautas utilizam mecanismos de buscas antes de comprar um produto.
“Se as empresas não estão [na internet] no momento em que estes possíveis clientes estão buscando, é uma oportunidade perdida de negócio. E sabemos que não estamos podendo nos dar ao luxo de perder uma oportunidade de fechar um negócio”, reforça. “Então, estar no digital significa mais sustentabilidade para os pequenos [empreendedores]”, complementa.
Empreendedorismo negro
Christiane também é fundadora do AfroGooglers, comitê responsável por promover a conscientização sobre justiça social e estimular o recrutamento e o desenvolvimento de pessoas negras na gigante de tecnologia.
Ela destaca que, em geral, um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19 foi o das pequenas empresas. Como o empreendedorismo brasileiro é substancialmente motivado pela necessidade de se obter renda, a maioria dos pequenos empreendedores é negra – e, dentro deste grupo étnico da sociedade brasileira, a maior parte é mulher.
“Estamos falando de uma comunidade que, infelizmente, tem menos acesso a educação de qualidade, empregos mais bem remunerados e crédito”, pontua Christiane.
“A grande maioria dos empreendedores negros não lucra. O faturamento é um terço do faturamento médio de empreendedores brancos – pior ainda para as mulheres negras”, conclui.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/ambiente-digital-ainda-e-pouco-aproveitado-por-pequenos-empreendedores
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Empreendedorismo
O que o doce viral das redes sociais pode ensinar sobre análise de tendências?
VarejoLojas de roupas e mercado automotivo puxaram varejo paulista no primeiro trimestre
EmpreendedorismoCNPJ Alfanumérico: o que muda com o novo formato?
Recomendadas para você
-
Turismo
Federação fornece dados econômicos para a elaboração de políticas públicas do setor
Presidente do Conselho de Turismo se reúne com autoridades públicas para apresentar um panorama
-
Atacado
Assaí Atacadista: os desafios de um gigante e as estratégias para o futuro
Diretor de um dos maiores ‘players’ alimentares do Brasil discute panorama atual e perspectivas para o setor
-
Turismo
Golpes digitais desafiam segurança no setor de Turismo
Conselho da FecomercioSP discute efeitos das fraudes online e cobra mais agilidade das plataformas para proteger empresas e consumidores
-
Turismo
FecomercioSP firma acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Parceria visa ao intercâmbio de informações econômicas relacionadas ao Turismo, especialmente no segmento de hotelaria