Negócios
06/10/2017“Todo mundo pode ser como Steve Jobs ou Bill Gates”, diz Hitendra Patel
Pesquisador e diretor do IXL Center fala ao UM BRASIL sobre democratizar a inovação

“O conhecimento que sai de universidades de ponta norte-americanas, por exemplo, quando disponibilizado na internet, está imediatamente acessível para uma universidade em São Paulo ou no meio de Manaus”, diz Patel
(Foto/Christian Parente, TUTU)
“A tecnologia em si quase não é mais uma vantagem competitiva. A grande vantagem é a integração das tecnologias para criar coisas novas”, explica o pesquisador e diretor do IXL Center, Hitendra Patel. Em entrevista ao UM BRASIL, Patel explica como o método de “conectar pontos” pode democratizar a inovação em qualquer lugar do mundo.
Os pontos a que ele se refere são uma analogia. “Em negócios, os pontos são seus fornecedores, ou entender o que seus clientes precisam, saber sobre seus competidores no seu país e em outros. Cada um desses aspectos te soma mais pontos para conectar ao total”, afirma.
Ele comenta que costumamos pensar que inovar é apenas para os gênios, aquelas pessoas que, no imaginário popular, têm ideias brilhantes enquanto dirigem para o trabalho ou durante um banho. “Na verdade, todo mundo pode ser como Steve Jobs ou Bill Gates”, defende Patel. “Eles usam métodos para pensar e se tornam gênios porque têm mais ‘pontos’, e por terem mais ‘pontos’, conseguem visualizar mais imagens e cenários”, afirma. Para o pesquisador, é possível ensinar as pessoas a ter mais desses "pontos" e a conectá-los e reconectá-los, até que cheguem a um momento “wow!”, uma descoberta. “Por isso, acredito que podemos democratizar a inovação”, explica o entrevistado.
Para Patel, pela primeira vez a tecnologia que surge está, de fato, democratizando o mundo. “O conhecimento e a ciência que saem de universidades de ponta norte-americanas, por exemplo, quando disponibilizadas na internet, estão imediatamente acessíveis para uma universidade em São Paulo ou no meio de Manaus”, diz.
“Da mesma forma, as pessoas estão se movendo, temos brasileiros em todos os lugares do mundo agora, e eles voltam para cá trazendo grandes ideias. Por isso, a grande vantagem é a integração dessas tecnologias para criar coisas novas”, conclui.
Confira a entrevista completa:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/todo-mundo-pode-ser-como-steve-jobs-ou-bill-gates-diz-hitendra-patel
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Oito dicas infalíveis para impulsionar os negócios
Veja como transformar a “Black Friday do 1º semestre” em um grande sucesso
-
Varejo
Varejo inicia o ano com alta, mas pode desacelerar a partir do segundo trimestre
TurismoTurismo bate recorde e fatura R$ 207 bilhões em 2024
TurismoRetomada da exigência de vistos do governo preocupa
Recomendadas para você
-
Serviços
Serviços se consolidaram como o principal motor econômico
Avanços em 2024 aquecem o setor; mesmo com projeções mais moderadas para este ano, FecomercioSP aponta saídas para amenizar os reflexos da conjuntura adversa
-
Empreendedorismo
Vai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
Expresso MEI traz opções de empreendimentos para o futuro empresário fazer a escolha certa
-
Empreendedorismo
Confira as situações que obrigam o MEI a declarar o IRPF 2025
‘Expresso MEI’ esclarece regras que enquadram o empreendedor nos requisitos da Receita Federal
-
Internacional
Federação pleiteia medidas de abertura comercial
Ações são fundamentais para reduzir o Custo Brasil e aumentar a produtividade e a competitividade do País