Negócios
06/10/2017“Todo mundo pode ser como Steve Jobs ou Bill Gates”, diz Hitendra Patel
Pesquisador e diretor do IXL Center fala ao UM BRASIL sobre democratizar a inovação

“O conhecimento que sai de universidades de ponta norte-americanas, por exemplo, quando disponibilizado na internet, está imediatamente acessível para uma universidade em São Paulo ou no meio de Manaus”, diz Patel
(Foto/Christian Parente, TUTU)
“A tecnologia em si quase não é mais uma vantagem competitiva. A grande vantagem é a integração das tecnologias para criar coisas novas”, explica o pesquisador e diretor do IXL Center, Hitendra Patel. Em entrevista ao UM BRASIL, Patel explica como o método de “conectar pontos” pode democratizar a inovação em qualquer lugar do mundo.
Os pontos a que ele se refere são uma analogia. “Em negócios, os pontos são seus fornecedores, ou entender o que seus clientes precisam, saber sobre seus competidores no seu país e em outros. Cada um desses aspectos te soma mais pontos para conectar ao total”, afirma.
Ele comenta que costumamos pensar que inovar é apenas para os gênios, aquelas pessoas que, no imaginário popular, têm ideias brilhantes enquanto dirigem para o trabalho ou durante um banho. “Na verdade, todo mundo pode ser como Steve Jobs ou Bill Gates”, defende Patel. “Eles usam métodos para pensar e se tornam gênios porque têm mais ‘pontos’, e por terem mais ‘pontos’, conseguem visualizar mais imagens e cenários”, afirma. Para o pesquisador, é possível ensinar as pessoas a ter mais desses "pontos" e a conectá-los e reconectá-los, até que cheguem a um momento “wow!”, uma descoberta. “Por isso, acredito que podemos democratizar a inovação”, explica o entrevistado.
Para Patel, pela primeira vez a tecnologia que surge está, de fato, democratizando o mundo. “O conhecimento e a ciência que saem de universidades de ponta norte-americanas, por exemplo, quando disponibilizadas na internet, estão imediatamente acessíveis para uma universidade em São Paulo ou no meio de Manaus”, diz.
“Da mesma forma, as pessoas estão se movendo, temos brasileiros em todos os lugares do mundo agora, e eles voltam para cá trazendo grandes ideias. Por isso, a grande vantagem é a integração dessas tecnologias para criar coisas novas”, conclui.
Confira a entrevista completa:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/todo-mundo-pode-ser-como-steve-jobs-ou-bill-gates-diz-hitendra-patel
Notícias relacionadas
-
Varejo
Dia das Mães: 71,7% pretendem presentear na data
Apesar da alta intenção de consumo, empresas não depositam muitas expectativas de retorno com ações promocionais
-
Turismo
Os próximos passos do PL Emprega Turismo
TurismoProjeto sobre empregabilidade no Turismo é protocolado
EmpreendedorismoNão caia em fake News! INSS não cortou profissões do MEI
Recomendadas para você
-
Empreendedorismo
FecomercioSP apresenta prioridades à capital na Casa Civil
Entidade entregou documento com propostas que visam melhorar o ambiente de negócios na cidade
-
Empreendedorismo
Confira 5 dicas poderosas para vender mais nas festas juninas
‘Expresso MEI’ de maio sugere estratégias para impulsionar negócios nas festividades
-
Varejo
Vendas no varejo têm alta, mesmo com inflação e juros altos
Mercado de trabalho aquecido e maior renda estimulam setor; nos dois primeiros meses do ano, variação foi de 9,4%
-
Inovação
PIX Automático promete aumentar as vendas; veja a novidade
Nova funcionalidade traz mais comodidade aos consumidores e eficiência às empresas, com pagamentos instantâneos e automáticos