Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Lula nos Estados Unidos: mesmo sem medidas que beneficiem diretamente o setor empresarial, encontro fortalece relação entre países

FecomercioSP faz balanço da visita do presidente a Joe Biden

Ajustar texto A+A-

Lula nos Estados Unidos: mesmo sem medidas que beneficiem diretamente o setor empresarial, encontro fortalece relação entre países
Conselho de Relações Internacionais espera que Brasil aprofunde as discussões e negociar ações mais efetivas de facilitação de comércio (Arte: TUTU)

No último dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, em Washington D.C. (Estados Unidos), com o presidente Joe Biden. Conforme antecipado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os temas centrais da pauta foram o fortalecimento da democracia e as mudanças climáticas.

Ambos conversaram por apenas 20 minutos. Na sequência, deram início a uma reunião com ministros. Do comunicado conjunto, destacam-se dois pontos que convergem com a agenda defendida pela FecomercioSP:

1)    cooperações bilateral e multilateral em matérias como desmatamento, bioeconomia, energia limpa, entre outras iniciativas que promovam uma economia de baixo carbono. No comunicado, os Estados Unidos assumiram o compromisso de discutir com o Congresso norte-americano a destinação de recursos para preservação da Floresta Amazônica; 

2)    cooperação para desenvolver ações de estímulo a uma cadeia bilateral de fornecimento.

Na avaliação do Conselho de Relações Internacionais da Entidade, a despeito da ausência de medidas efetivas que beneficiem o empresariado, o encontro foi importante para “restabelecer” a relação com o país estadunidense, após um hiato de dois anos, desde que Biden passou a ocupar a presidência. Entretanto, o conselho lamenta a não menção, no comunicado conjunto, do apoio do país à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Por fim, o presidente Biden aceitou o convite para visitar o País, algo que já ocorreria em 2024 graças à realização da reunião de cúpula do G-20, que acontecerá no Brasil. O Conselho de Relações Internacionais espera que, até lá, o Brasil possa aprofundar as discussões e negociar ações mais efetivas de facilitação de comércio e investimentos, com destaque para um acordo visando a evitar a dupla tributação. Esta é uma demanda antiga das empresas brasileiras que pode, inclusive, acelerar o fluxo de investimentos mútuos e fortalecer as relações internacionais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)