Negócios
03/12/2021Mais do que vendas, mundo digital permite que empresas criem laços com consumidores
Daniela Weitmann, chefe do Departamento Digital da DLL, diz que ambiente virtual promove transparência às relações de consumo

Daniela Weitmann: "O truque está em entender que estamos em uma economia de experiência"
(Foto: Divulgação)
As empresas que enxergam o ambiente digital apenas como uma extensão das operações do mundo físico ou como forma de ampliar as vendas não estão utilizando, de fato, todas as potencialidades da esfera virtual. A principal delas, inclusive, é a possibilidade de conectar verdadeiramente as marcas aos clientes, de acordo com Daniela Weitmann, chefe do Departamento Digital da DLL, empresa holandesa do ramo financeiro.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, a executiva afirma que os empreendedores devem buscar ter “consistência de marca no mundo híbrido”, isto é, “o digital e o face a face”.
Veja mais entrevistas do UM BRASIL
Ambiente digital ainda é pouco aproveitado por pequenos empreendedores
Empresa estará “fora do jogo” se não der importância ao social do ESG
Modelo de negócio que "culpa" o consumidor não funciona mais, afirma Ana Couto
Segundo Daniela, é preciso “entender a motivação do consumidor e como se conectar com ele de forma genuína”, não se limitando às operações de compra e venda.
“O truque, independentemente da indústria em que se atue, está em entender que estamos em uma economia de experiência”, pontua Daniela. “Todo mundo quer poder pesquisar a qualquer momento o produto, o serviço ou a compra que vai fazer. E, depois, escolher quais são os momentos em que gostaria de fazer isso no mundo face a face”, acrescenta.
Na entrevista, que faz parte da série UM BRASIL e BRASA EuroLeads – um novo olhar sobre o Brasil, com apoio da Revista Problemas Brasileiros (PB), a executiva de negócios salienta que a digitalização promoveu transparência às relações de consumo. Além disso, de acordo com ela, as empresas de sucesso são aquelas que “conseguem construir laços de conexão” com a vida do cliente.
“O que o mundo digital traz? Transparência. Transparência de preço, de arquitetura de negócio, de acesso, de casos sociais, de preocupação com a sustentabilidade... O mundo digital é muito mais do que simplesmente um processo de venda”, reforça.
Diversidade na liderança
Com experiência em diversas marcas internacionais, Daniela, quando atuou em uma das líderes de mercado de produtos esportivos, fundou a Associação de Mulheres da Nike, com o objetivo de ampliar o acesso de mulheres a cargos de gestão.
No entanto, na visão dela, o incentivo à diversidade no ambiente corporativo não está ocorrendo na velocidade ideal, mas, ao mesmo tempo, diz que “não podemos tirar de nós mesmos a responsabilidade de conduzir esta mudança”.
“Acho que existe uma consciência geral de que tem que mudar não só a participação de gênero, mas a racial e a de estilos de liderança. Muitas vezes, vemos somente pessoas extremamente extrovertidas na liderança, não vemos introvertidos em cargos de destaque. Então, acho que existe uma consciência geral de que isso tem de mudar”, declara.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/mais-do-que-vendas-mundo-digital-permite-que-empresas-criem-lacos-com-consumidores
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Empreendedorismo
O que o doce viral das redes sociais pode ensinar sobre análise de tendências?
VarejoLojas de roupas e mercado automotivo puxaram varejo paulista no primeiro trimestre
EmpreendedorismoCNPJ Alfanumérico: o que muda com o novo formato?
Recomendadas para você
-
Turismo
Federação fornece dados econômicos para a elaboração de políticas públicas do setor
Presidente do Conselho de Turismo se reúne com autoridades públicas para apresentar um panorama
-
Atacado
Assaí Atacadista: os desafios de um gigante e as estratégias para o futuro
Diretor de um dos maiores ‘players’ alimentares do Brasil discute panorama atual e perspectivas para o setor
-
Turismo
Golpes digitais desafiam segurança no setor de Turismo
Conselho da FecomercioSP discute efeitos das fraudes online e cobra mais agilidade das plataformas para proteger empresas e consumidores
-
Turismo
FecomercioSP firma acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Parceria visa ao intercâmbio de informações econômicas relacionadas ao Turismo, especialmente no segmento de hotelaria