Negócios
03/12/2021Mais do que vendas, mundo digital permite que empresas criem laços com consumidores
Daniela Weitmann, chefe do Departamento Digital da DLL, diz que ambiente virtual promove transparência às relações de consumo
Daniela Weitmann: "O truque está em entender que estamos em uma economia de experiência"
(Foto: Divulgação)
As empresas que enxergam o ambiente digital apenas como uma extensão das operações do mundo físico ou como forma de ampliar as vendas não estão utilizando, de fato, todas as potencialidades da esfera virtual. A principal delas, inclusive, é a possibilidade de conectar verdadeiramente as marcas aos clientes, de acordo com Daniela Weitmann, chefe do Departamento Digital da DLL, empresa holandesa do ramo financeiro.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, a executiva afirma que os empreendedores devem buscar ter “consistência de marca no mundo híbrido”, isto é, “o digital e o face a face”.
Veja mais entrevistas do UM BRASIL
Ambiente digital ainda é pouco aproveitado por pequenos empreendedores
Empresa estará “fora do jogo” se não der importância ao social do ESG
Modelo de negócio que "culpa" o consumidor não funciona mais, afirma Ana Couto
Segundo Daniela, é preciso “entender a motivação do consumidor e como se conectar com ele de forma genuína”, não se limitando às operações de compra e venda.
“O truque, independentemente da indústria em que se atue, está em entender que estamos em uma economia de experiência”, pontua Daniela. “Todo mundo quer poder pesquisar a qualquer momento o produto, o serviço ou a compra que vai fazer. E, depois, escolher quais são os momentos em que gostaria de fazer isso no mundo face a face”, acrescenta.
Na entrevista, que faz parte da série UM BRASIL e BRASA EuroLeads – um novo olhar sobre o Brasil, com apoio da Revista Problemas Brasileiros (PB), a executiva de negócios salienta que a digitalização promoveu transparência às relações de consumo. Além disso, de acordo com ela, as empresas de sucesso são aquelas que “conseguem construir laços de conexão” com a vida do cliente.
“O que o mundo digital traz? Transparência. Transparência de preço, de arquitetura de negócio, de acesso, de casos sociais, de preocupação com a sustentabilidade... O mundo digital é muito mais do que simplesmente um processo de venda”, reforça.
Diversidade na liderança
Com experiência em diversas marcas internacionais, Daniela, quando atuou em uma das líderes de mercado de produtos esportivos, fundou a Associação de Mulheres da Nike, com o objetivo de ampliar o acesso de mulheres a cargos de gestão.
No entanto, na visão dela, o incentivo à diversidade no ambiente corporativo não está ocorrendo na velocidade ideal, mas, ao mesmo tempo, diz que “não podemos tirar de nós mesmos a responsabilidade de conduzir esta mudança”.
“Acho que existe uma consciência geral de que tem que mudar não só a participação de gênero, mas a racial e a de estilos de liderança. Muitas vezes, vemos somente pessoas extremamente extrovertidas na liderança, não vemos introvertidos em cargos de destaque. Então, acho que existe uma consciência geral de que isso tem de mudar”, declara.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/mais-do-que-vendas-mundo-digital-permite-que-empresas-criem-lacos-com-consumidores
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Loja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
Último dia para visitar o grande evento de negócios e conferir as tendências dos comércios físicos e digitais
-
Empreendedorismo
Banco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs
VarejoLoja do Futuro leva inovação tecnológica a mais de 3,2 mil empresas do varejo
VarejoVarejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano
Recomendadas para você
-
Empreendedorismo
MEI: oportunidades no segmento de produtos naturais
Dicas para empreender no setor, aquecido pela alta procura do público por uma vida mais saudável
-
Empreendedorismo
Cenário econômico deixa Black Friday mais atrativa
Expresso MEI traz ainda dicas de pós-vendas e ensina como obter sucesso em vestuário e acessórios
-
Empreendedorismo
Pequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
Pandemia e eventos climáticos aceleraram o interesse por soluções de problemas; veja matéria da PB
-
Turismo
Em recuperação impressionante pós-pandemia, Turismo deve crescer 4,2% em 2024
Setor cresce com viagens corporativas, alcançando recorde histórico; previsão é de alta de 3,8% em 2025