Legislação
18/05/2018Quarta Revolução Industrial é um novo capítulo do desenvolvimento humano, diz Thomas Philbeck
Em entrevista ao UM BRASIL, o chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial analisa o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho e na economia em geral

Philbeck afirma que as tecnologias vão mudar a vida das pessoas por todos os aspectos
(Foto: Christian Parente)
A intensidade do impacto causado pelo avanço das tecnologias na economia e no mercado de trabalho vai depender da ação de diferentes setores da sociedade, segundo análise do chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, Thomas Philbeck, em entrevista ao UM BRASIL.
“O impacto pode ser drástico, e claro que muita coisa vai depender de regulamentações, governos, indústrias, sociedade civil e de como todos esses elementos trabalharão juntos para decidir como lidar com essas tecnologias e como elas serão desenvolvidas de acordo com os valores culturais e éticos de cada nação em particular.”
Veja também:
Roberto Azevêdo discute o papel das novas tecnologias no crescimento econômico
“Todo mundo pode ser como Steve Jobs ou Bill Gates”, diz Hitendra Patel
Forma como nos relacionamos com a tecnologia no mundo do trabalho ditará o futuro, diz Thomas Philbeck na FecomercioSP
Na conversa com Jaime Spitzcovsky, Philbeck afirma que a humanidade assiste à descentralização de tecnologias, como blockchain e impressoras 3D e multidimensional, e que essas e outras mudanças vão mudar a vida das pessoas por todos os aspectos.
“Eu diria que a quarta Revolução Industrial é um novo capítulo do desenvolvimento humano, que vem sendo impulsionado por tecnologias extraordinárias que impactam todos os diferentes aspectos de nossas vidas. Isso inclui o que significa o ser humano para nós, o que significa ser um cidadão, fazer parte de uma família, ser um funcionário, pois muitas das tecnologias são de escala global que afetarão todos nós”, afirma.
Philbeck destaca que as transformações tecnológicas podem afetar diferentes áreas de formas distintas ao redor do mundo e que os principais beneficiados serão as empresas de tecnologia e aqueles com acesso a um conjunto de meios de produção.
“Dizer que a quarta Revolução Industrial vai afetar a todos nós de forma igual seria um erro. Da mesma forma que a segunda e a terceira revoluções industriais não afetaram o mundo todo da mesma forma. Acho que os ‘vencedores’ são aqueles que promoverão inclusão, sustentabilidade e diversidade”, afirma.
Segundo o chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, o conjunto de habilidade que mais se destacará na quarta Revolução Industrial é o que permite que as pessoas colaborem e trabalhem juntas.
“As habilidades são cognitivas no sentido de se poder olhar, questionar, entender e sintetizar informações. Outros tipos de habilidades como colaboração e formação de equipe serão muito importantes, pois essas tecnologias não vão funcionar graças à inteligência de uma única pessoa. É necessária toda uma equipe para isso”, argumenta.
Confira a entrevista na íntegra:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/quarta-revolucao-industrial-e-um-novo-capitulo-do-desenvolvimento-humano-diz-thomas-philbeck
Notícias relacionadas
-
Empresas
Novo PIX por aproximação facilita as suas transações diárias
Nova funcionalidade traz agilidade e segurança aos pagamentos, sem necessidade de acessar o app do banco
-
Empresas
Contador: saiba o que muda com a extinção da DCTF
EmpresasPPI: regularize as suas dívidas com a Prefeitura de SP
EmpresasFederação defende ampliação do teto do Simples Nacional
Recomendadas para você
-
Reforma Tributária
Auditor-fiscal esclarece a implementação da Ref. Tributária
Reunião do CAT debate as regras da não cumulatividade e o funcionamento do ‘split payment’
-
Reforma Tributária
Saiba tudo sobre a regulamentação da Reforma Tributária
Conteúdo exclusivo aborda as principais mudanças trazidas pela LC 214/2025 e orienta empresários e contadores sobre as adaptações necessárias
-
Empresas
FecomercioSP reforça parceria estratégica com o Sescon-SP
Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício, destaca a importância dos profissionais contábeis
-
Empresas
Empresa terá que prezar pela saúde mental do funcionário
Boletim Tome Nota esclarece norma que obriga os empregadores a criar plano para mapear e prevenir problemas como estresse, assédio e sobrecarga